Cultura, Trofa

Castro de Alvarelhos na Trofa já tem Percurso Interpretativo

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal da Trofa inaugurou, no passado sábado, 21 de abril, o Percurso Interpretativo da Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos.

 

Este foi um momento histórico para a cultura local, para a Freguesia de Alvarelhos e para o Concelho Trofense, pois permitiu conferir dignidade e respeito a um dos mais importantes monumentos do Município e a esta herança tão significativa como valiosa, para todos os Trofenses.

 

Depois do descerramento simbólico da primeira placa de interpretação da Estação Arqueológica, pelo Vereador da Cultura da Autarquia, Assis Serra Neves e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos, Joaquim Oliveira, o Arqueólogo Francisco Queiroga efetuou uma visita guiada pelo monumento, tendo sido seguido com atenção por centenas de participantes.

 

Toda a visita foi também pontuada pela presença de alguns figurantes do Rancho Folclórico de Santa Maria de Alvarelhos, que acompanharam a cerimónia vestidos a rigor como castrejos e romanos, tendo as vestes usadas sido emprestadas pelo Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, que apoiou a Câmara Trofense na realização desta iniciativa.

 

Desta forma, a Câmara Municipal da Trofa aproveitou, este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO, para inaugurar oficialmente este percurso interpretativo da Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos, dando a conhecer um pouco mais da história local.

 

Já durante a semana, e ainda neste âmbito, de 16 a 19 de abril, as escolas do Concelho foram convidadas a participar nas atividades educativas programadas, nomeadamente numa “Oficina de conservação de cerâmica arqueológica” bem como numa ação de sensibilização sobre a temática “Conhecer o Património do Concelho da Trofa”.

 

Durante a cerimónia, e dada a solenidade do momento, o Vereador da Cultura recordou que “este monumento, sem dúvida dos mais importantes em esplendor e valor patrimonial do nosso Concelho, reflete o nosso passado glorioso, e deve fazer parte do orgulho dos Trofenses, com a consciência plena de que ele é pertença da comunidade em geral e como tal, deve ser estimado e cuidado, como se da casa de cada um se trate”.

 

De recordar que o Castro de Alvarelhos foi considerado Monumento Nacional já em 1910, e encontra-se integrado na Rede de Castros do Noroeste Peninsular.

 

A terminar o responsável pela Cultura, rematou, alertando os presentes para o facto desta “inauguração evidenciar o enorme esforço realizado pela Câmara Municipal, na concretização deste percurso e destes suportes de visitação, tratando-se assim, de preparar o espaço em causa, dotando-o de condições de estadia e compreensão, com algumas infraestruturas, de modo a que todos os interessados aqui possam vir e aprender a nossa história e o nosso legado”.

 

Doravante o Castro de Alvarelhos estará disponível para ser visitado, e os interessados em efetuar visitas guiadas devem contactar a Casa da Cultura para agendamento prévio.

 

Para mais informações:

Casa da Cultura da Trofa

Gabinete do Património Cultural

Avenida D. Diogo Mourato

Lagoa – Santiago de Bougado

4785-580 Trofa

Telefone| 252 400 090

e-mail| [email protected] / [email protected]pt

Horário: segunda-feira a sábado das 10h00 às 18h00

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *