Arouca, Sociedade

Arouca Geopark celebra Dia Mundial da Terra contribuindo para a educação ambiental

No dia em que o Arouca Geopark celebrou o terceiro ano de integração nas Redes Europeia e Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, a 22 de abril – Dia Mundial da Terra, a AGA – Associação Geoparque Arouca, fez-se representar activamente em dois eventos distintos, dedicados à Educação Ambiental.

 

Daniela Rocha, geóloga da AGA – Associação Geoparque Arouca, participou no 4º Encontro de Educação e Turismo Ambientais, subordinado ao tema «Biodiversidade Ambiental», com a comunicação «Turismo Geológico vs Geoturismo: a Declaração de Arouca», inserida na sessão de apresentação de experiências bons exemplos – boas práticas [1.ª sessão]. Nesta apresentação foram dados a conhecer os contributos que o Arouca Geopark desenvolve em prol da educação e do turismo ambiental, integrando a valorização da biodiversidade. Este encontro decorreu de 20 a 21 de abril, em Bucelas, Loures.

 

Por sua vez, Vânia Correia, bióloga estagiária da AGA, participou nas XIII Jornadas de Conservação da Natureza e Educação Ambiental, que decorreu de 21 a 22 de abril, em Leiria com a apresentação, em conjunto com a EB1 de Arouca, de um poster sobre o projeto «Agir e multiplicar com o Narciso [Narcissus cyclamineus]». Este projecto tem como principais objetivos sensibilizar para a preservação desta espécie, em vias de extinção, também ela presente no Arouca Geopark e divulgar este trabalho, de forma a incentivar à preservação da fauna e da flora do nosso planeta.

 

A educação na área das ciências da vida e da terra é um dos propósitos do Arouca Geopark que tem contribuído, enquanto território experimental, para o enriquecimento curricular da comunidade educativa e da promoção da cultura científica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *