Economia, Palmela

Crianças de Batudes propõem melhorias para a sua escola – Palmela

No dia 24 de abril, os alunos dos quatro anos de escolaridade da Escola do 1º ciclo do Ensino Básico de Batudes visitam os Paços do Concelho de Palmela e reúnem-se no Plenário “Eu Participo”. A atividade, parte integrante do projeto com o mesmo nome e inserida no programa de comemorações do 25 de abril, tem início às 9h30 e prevê a realização de uma visita ao espaço, uma conversa com o Executivo sobre os direitos de participação enquanto crianças e jovens, antes e depois de 1974, um lanche e a apresentação, por parte dos alunos, do projeto, das propostas de melhoria na escola e de como a autarquia pode colaborar.

O Projeto “Eu Participo” tem por objetivos promover espaços e momentos onde as crianças possam vivenciar valores inerentes à democracia participativa e recriar relações sociais e de intervenção na comunidade; fomentar atitudes e comportamentos de participação cidadã; aproximar as crianças do poder local e dos mecanismos de participação existentes e potenciar o relacionamento intergeracional, em articulação com outras entidades do concelho.

Enquadrado pelo espírito de dois movimentos inspiradores do desenvolvimento de processos de participação, aos quais o Município de Palmela está associado – “Cidades Educadoras” e “Cidades Amigas das Crianças” – o projeto teve início em outubro, com a definição do processo pela equipa da autarquia e os professores da escola, e será avaliado em junho pela comunidade educativa. A exploração e reflexão da “Convenção dos Direitos da Criança” foi o ponto de partida para o trabalho, que continuou com os alunos a escolherem o assunto que gostariam de ver tratado, nomeadamente, formas de tornar a sua escola mais bonita e agradável.

Pretende-se que, a partir deste projeto piloto, o trabalho seja alargado a todo o concelho, em ligação com os objetivos de fomento da participação cidadã defendidos pela Câmara Municipal de Palmela.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *