Crato, Sociedade

Câmara Municipal do Crato promove parcerias para Incentivos às Empresas do Concelho

A Câmara Municipal do Crato, em parceria com o Projeto Caminhos, promoveu no dia 13 de abril de 2012, no Auditório Municipal do Crato, uma Sessão de Esclarecimento sobre Sistemas de Incentivos às Empresas de forma a promover a capacidade das empresas em inovar, motivar e, principalmente, em obter financiamento.

Abriu a sessão o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Dr. João Teresa Ribeiro, afirmando estar atento e preocupado com a atual conjuntura económica e social do País e, principalmente do concelho do Crato, salientando que esta iniciativa pretende ser uma mais valia para a atividade empresarial do Município.

Seguiu-se o Diretor do IEFP, Dr. João Realinho, que apresentou o “Estímulo 2012”, medida de apoio financeiro à celebração de contratos com desempregados inscritos no Centro de Emprego há pelo menos 6 meses consecutivos com a obrigação de proporcionar formação profissional. Apresentou também o programa de “Estágios Profissionais”, com duração de 9 meses, não prorrogáveis, realizados em entidades privadas, com ou sem fins lucrativos.

Sobre a “Formação Modular”, interveio a Diretora do Centro de Formação de Portalegre, Dr.ª Paula Caeiro, explicando que esta medida visa desenvolver unidades de formação de curta duração, destinada a adultos com idade superior a 18 anos sem qualificação adequada ao mercado de trabalho, inseridos em percursos formativos adaptados às competências que os adultos já possuem e que asseguram, simultaneamente, o aumento dos seus níveis de qualificação escolar e profissional com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.

Para encerrar a sessão foi a vez do Coordenador da ADRAL (Associação de Desenvolvimento Regional Alentejo), Dr. Luís Castilho, apresentar o FAME (Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do programa FINICIA que consiste num fundo de apoio ao investimento disponibilizado para empresários e empreendedores sedeados no Concelho do Crato, no sentido de promover o investimento produtivo, aos quais seja reconhecido interesse para o município.

Foram várias as empresas e instituições do concelho do Crato presentes nesta sessão de esclarecimento, abrangendo áreas distintas de atividade económica como o turismo, o comércio, a agricultura, a indústria, a solidariedade social, entre outras.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *