Cultura, Vagos

VII Semana Cultural de Vagos

O Largo do Município irá receber, de 22 a 29 de abril de 2012, pela sétima vez consecutiva, a Semana Cultural de Vagos.

O tema, deste ano, é “Vagos com História” porque, “por de trás de cada comunidade esconde-se uma história que todos devemos conhecer. Histórias de pessoas, histórias de locais, histórias de ruas, histórias de modos de vida, histórias míticas…que no seu todo, constituem a identidade de um povo”.

É, pois, com imenso prazer, que a Câmara Municipal produz mais esta reedição da Semana Cultural, como forma de divulgar e dinamizar a oferta criativa do concelho, bem como promover a difusão e criação artística e cultural.

A cerimónia protocolar de abertura da VII Semana Cultural está prevista para as 16h, do dia 22 de abril de 2012, com as atuações do Grupo de Teatro Fantástico, Banda Vaguense e Cantares Gandarezes. Durante à noite, os visitantes poderão, ainda, assistir à atuação da Orquestra Ligeira da Filarmónica Vaguense seguindo-se o concerto com o Orfeão de Vagos, ambos, no Salão Paroquial de Vagos.

Ao longo da Semana Cultural estarão, em permanência, várias exposições: a exposição do pintor vaguense, Fernando Gaspar; a exposição: “Uma revolução desenhada: o 25 de Abril e a BD” e as exposições de Azenhas, Moinhos, Casas Gandarezas, Alfaias Agrícolas, Barcos e Brinquedos Antigos.

Como é habitual, o Artesanato e a Feira do Livro fazem parte dos espaços da Semana Cultural que merecem a sua visita. A visita estende-se, ainda, à Casa do Ambiente, ao espaço dedicado à Proteção Civil e ao Museu do Brincar que, durante a Semana Cultural, tem entradas gratuitas.

Os visitantes podem, também, apreciar a gastronomia local, confecionada por associações e escolas do concelho, no espaço de gastronomia que conta com o apoio da FAGOR.

A VII Semana Cultural de Vagos encerra, no domingo, 29 de abril, com um Showcooking que conta com a presença dos Chef´s Emanuel Faria e Luis Lavrador e com um espetáculo de dança protagonizado pela Associação Cultural Pés de Cena.

Muitas outras iniciativas estão previstas na programação da VII semana Cultural, e podem ser consultadas, no programa, disponível no site da Câmara Municipal de Vagos, em www.cm-vagos.pt

 

 

Em destaque:

Exposição de Fernando Gaspar, pintor vaguense:

Durante a Semana Cultural, entre 22 e 27 de abril, estará patente, no Palacete Visconde Valdemouro (antiga Câmara Municipal), uma exposição de Fernando Gaspar, pintor vaguense.

É uma oportunidade única de conhecer uma pequeníssima parte da obra deste homem e artista plástico, portador de um currículo invejável, que efetuou e continua a efetuar dezenas de exposições em Portugal e no estrangeiro.

Fernando Gaspar recebeu diversos prémios de pintura, nacionais e internacionais, estando a sua obra representada em várias coleções públicas e privadas.

Venha conhecer um homem e um artista que já é parte da história do concelho.

Mercado de Memórias: feira à moda antiga:

Venha connosco viajar no tempo… Mercado de Memórias: feira à moda antiga, domingo, 22 de abril, no Largo do Município.

A partir das 12:00 horas, venha connosco participar nesta recriação das feiras e mercados de antigamente.

Projeção do filme “Florbela”:

“Ser poeta é ser mais alto, é ser maior do que os homens!” – Florbela Espanca

Estreia em Vagos, durante a Semana Cultural, o filme “Florbela” que retrata a vida da poetisa. Venha assistir à projeção e converse com o realizador Vicente Alves do Ò.

23 de abril, pelas 21:30 horas, no Salão Paroquial de Vagos. Entradas gratuitas.

Quem pretenda assistir ao filme deve levantar pessoalmente o seu bilhete no “stand” da Biblioteca Municipal de Vagos, na Semana Cultural, no Largo do Município, durante os dias 22 e 23 de Abril.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *