Sociedade, Trofa

Trofa inaugura Percurso Interpretativo da Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos a 21 de abril

De forma a assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal da Trofa está a preparar um programa especial para este ano, através do Pelouro da Cultura.

Assim de 16 a 19 de abril, as escolas do Concelho estão convidadas a participar nas atividades educativas programadas.

Ao longo desta semana decorrerá nos estabelecimentos de ensino Trofense uma “Oficina de conservação de cerâmica arqueológica” bem como uma ação de sensibilização sobre a temática “Conhecer o Património do Concelho da Trofa”.

O ponto alto das comemorações deste ano do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios será a inauguração do Percurso Interpretativo da Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos, no dia 21 de abril, pelas 15h00.

A Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima fará as honras nesta cerimónia acompanhada pelo Prof. Dr. Francisco Queiroga que fará a visita guiada por toda a Estação Arqueológica do Castro.

Toda a visita será acompanhada pela presença de alguns figurantes do Rancho Folclórico de Santa Maria de Alvarelhos, que acompanharão a cerimónia vestidos a rigor. Esta cerimónia de inauguração conta ainda com o apoio do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

A Edilidade Trofense convida, desta forma, todos os munícipes a marcarem presença nesta cerimónia e vivenciarem este marco histórico a nível do Património Cultural do Concelho da Trofa.

De recordar quer o Castro de Alvarelhos, situado na Serra de Santa Eufémia, foi considerado Monumento Nacional em 1910, pelo Instituto Português do Património Arquitetónico e encontra-se integrado na Rede de Castros do Noroeste Peninsular.

Trata-se de um povoado fortificado, construído durante a Idade do Bronze Final e apresenta características romanizadas e vestígios de ocupação medieval.

A Câmara Municipal da Trofa aproveita este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO, para inaugurar oficialmente o percurso interpretativo da Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos, dando a conhecer um pouco mais a história do Concelho da Trofa e o seu património.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *