Oliveira de Azeméis, Sociedade

SIAC promove cultura de consumo responsável – Oliveira de Azeméis

A «gestão do orçamento familiar» foi o tema em destaque das sessões realizadas na loja Ponto Já e no agrupamento de escolas Comendador Ângelo Azevedo, na freguesia de S. Roque, no âmbito do projeto «SIAC vai à escola», uma iniciativa da Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor Deco, em parceria com a Câmara de Oliveira de Azeméis.
As ações de sensibilização, orientadas por Marta Gil, jurista da Deco, destinaram-se às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e aos alunos do 9º ano de escolaridade, tendo como missão promover uma cultura de consumo responsável, de poupança e de defesa dos direitos consagrados na lei.
Vários exemplos práticos e reais fizeram parte da exposição da técnica que alertou para a importância do registo mensal das despesas e da elaboração de uma lista de compras antes do consumidor se deslocar ao supermercado evitando, desta forma, os gastos desnecessários.
Para Marta Gil, «há que estar atento ao mercado e fazer as melhores escolhas apoiadas no orçamento familiar porque, mais importante do que quanto ganhamos, é o dinheiro que poupamos».
«É fundamental conseguir economizar», recomendou ainda Gracinda Leal, vereadora responsável pelo pelouro da ação social.
«Com este tipo de iniciativas a autarquia pretende dar aos consumidores as capacidades necessárias para a tomada de decisões financeiras e para o planeamento das suas despesas», afirmou.
Perante uma plateia de 80 jovens consumidores, Isidro Figueiredo, vereador da educação, confirmou que «é necessário aprender a realizar um orçamento».
«Esta ação faz parte de um conjunto de outras iniciativas que a autarquia, em parceria com a Deco, está a desenvolver noutras escolas com o intuito de educar para a cidadania».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *