Cultura, Trofa

“Vem conhecer a minha biblioteca” está a mobilizar escolas, bibliotecas e associações na Trofa

Para dinamizar a Biblioteca Municipal, a Câmara Municipal da Trofa associou-se ao projeto “Vem conhecer a minha biblioteca”, promovido pela Área Metropolitana do Porto, que decorreu esta semana no Concelho da Trofa e irá culminar no dia 23 de abril, com a comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

 

Baseada numa “estafeta de leituras”, foram sendo feitas transmissões de testemunhos literários ao longo da semana. Assim, a primeira sessão de leitura decorreu na passada sexta-feira, 13 de abril, na Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz, que recebeu uma turma da Escola EB1 Giesta 1 para ouvir um conto.

 

No dia 16 de abril foi a vez da EB1 de Paranho receber um técnico da Biblioteca Municipal que presenteou os alunos com uma fábula.

 

No dia seguinte, os utentes da Santa Casa da Misericórdia receberam a “estafeta da leitura” pelos alunos da EB1 de Paranho que dramatizaram o conto da “Carochinha e João Ratão” e ouviram a história “O macaco de rabo cortado”.

 

A par desta estafeta da leitura a Autarquia Trofense associa esta iniciativa às comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012, onde se procura cruzar os conhecimentos das gerações seniores e as mais novas. nesta linha, a Trofa procurou, através destas atividades, fomentar o convívio salutar entre os seniores e os Trofenses de palmo e meio através de várias ações, como foi o caso da leitura destes contos.

 

As sessões de leitura continuam, quinta-feira, 19 de abril, na Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz com a leitura partilhada de um conto por um técnico da Biblioteca e outro pelos Seniores da Santa Casa da Misericórdia a uma turma da EB1 de Finzes.

 

Estas sessões de leitura partilhada chegam ao fim com a comemoração do Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, com a leitura de um conto, em simultâneo, em todas as Bibliotecas Municipais da Área Metropolitana do Porto aderentes a este projeto.

 

Assim, neste contexto de leituras partilhadas a Biblioteca Municipal da Trofa receberá, pelas 10h30, um técnico da Biblioteca Municipal de Vila do Conde para ler um conto, enquanto um técnico da Biblioteca Municipal da Trofa irá ler um conto à Biblioteca Pública da Póvoa de Varzim.

 

A Autarquia Trofense ao aderir a este projeto procurou promover o livro e a leitura, incrementar e consolidar hábitos de leitura, bem como estabelecer laços de cooperação entre as bibliotecas públicas e os leitores.

 

Além da Câmara Municipal da Trofa participaram neste projeto as bibliotecas municipais da Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila nova de Gaia.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *