Sociedade, Tomar

Festival de Estátuas Vivas – Workshop para alunos de Tomar, Ferreira e Barquinha

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Estátuas Vivas de Tomar abre aos mais novos a possibilidade de participarem no evento, frequentando um workshop dirigido pelo introdutor e figura maior desta arte em Portugal, António Santos “Staticman”.

O workshop “Como construir uma estátua viva” alarga-se este ano a mais destinatários, abrangendo toda a comunidade escolar a partir do 2º Ciclo e não apenas do concelho de Tomar mas também de Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

Isto porque o Festival de Estátuas Vivas, a decorrer este ano nos dias 14, 15 e 16 de setembro, numa organização da Máquina do Tempo, vai ter duas ramificações em espaços templários fora de Tomar: a vila ferreirense de Dornes e o Castelo de Almourol, na Barquinha.

Os alunos interessados em participar no workshop devem inscrever-se até ao dia 4 de maio no Centro de Recursos da sua escola.

 

O formador e a formação

António Santos, o “Staticman”, é recordista mundial de imobilidade e introdutor desta arte em Portugal, comemorando precisamente este ano os seus 25 anos de carreira. Foi desde a primeira hora convidado especial do Festival de Estátuas Vivas de Tomar, com cuja organização tem colaborado estreitamente.

O workshop terá a duração de 10 horas, dias 19 e 20 de maio (sábado e domingo), das 10h30 às 13h00 e das 15h00 às 17h30, com um máximo de 20 participantes. Os alunos de fora do concelho de Tomar têm transporte assegurado pelas autarquias.

O programa do workshop consta de:

– História da quietude expressiva e das estátuas vivas

– Iniciação à mímica

– Estudo da expressão facial

– Expressão corporal

– Exercícios psicofísicos

– Improvisação livre

– Improvisação em quietude

– Imitação e recriação de uma ideia

– Estudo de maquilhagem

– Estudo de figurino

– Criação de personagem

– Composição de cena

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *