Gondomar, Sociedade

Empreendedorismo Social em Gondomar

No dia 16 de abril o Teatro Rivoli, no Porto, acolheu a cerimónia que visava premiar 29 projetos sociais (do Distrito do Porto) com o reconhecimento de “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”. Entre os projetos distinguidos com o título “ES+”, destaca-se a Liga para a Inclusão Social-PIN Desporto (Campeonato de Futsal), que conta com o Gabinete CARA da Câmara Municipal de Gondomar como um dos parceiros.

O Gabinete CARA, implementado pelo Departamento de Habitação da Câmara Municipal de Gondomar, incide sobre a temática da prevenção e tratamento do alcoolismo, bem como da prevenção primária do consumo de outras substâncias psicoativas. No âmbito da sua atividade, o Gabinete CARA foi convidado a integrar a Comissão Executiva da Liga para a Inclusão Social. O objetivo principal da Liga é contribuir para a inclusão social de pessoas excluídas ou em risco de exclusão social – através da organização, desenvolvimento, implementação e promoção de projetos nas áreas do Desporto, Expressão Musical, Expressão Corporal, Expressão Plástica, Expressão Dramática e o Mercado de Trabalho, entre outras.

Depois de um ano de avaliação, no terreno, foram reconhecidas 29 iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social. O Município de Gondomar esteve presente na qualidade de sócio-fundador da Liga para a Inclusão Social e como elemento da Comissão Executiva do mesmo órgão, fazendo-se representar por Cristina Castro, Adjunta do Presidente da Câmara.

Presente na cerimónia, Guilhermina Rego, Vereadora do Conhecimento e Coesão Social da Câmara do Porto, focou o facto de os projetos distinguidos terem sido capazes de se antecipar na identificação de problemas negligenciados pela sociedade e, assim, contribuir para a sua resolução. Filipe Santos, Presidente do Conselho Estratégico do IES (Centro de Empreendedorismo Social), enalteceu a forte dinâmica destes projetos (ligados à área social) a funcionar no distrito do Porto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *