Cultura, Odivelas

Visitas ao Património de Odivelas

No próximo dia 18 de abril, a Câmara Municipal de Odivelas associa-se, mais uma vez, às comemorações do «Dia Internacional dos Monumentos e Sítios», este ano subordinado ao tema «Do Património Mundial ao Património Local: Proteger e Gerir a Mudança».

 

Neste dia, entre as 14h30 e as 17h, serão efetuadas visitas à exposição «Conhecer para Proteger, no Centro de Exposições de Odivelas, à Anta das Pedras Grandes, em Caneças, e ao Moinho da Laureana, em Famões.

 

Esta iniciativa foi criada pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade.

 

O tema proposto para este ano assinala o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, no quadro da qual foi estabelecida a conhecida «Lista do Património Mundial», tendo-se tornado um precioso instrumento para a cooperação internacional e nacional ao serviço da proteção e da valorização do património.

 

A organização e discussão do Património Mundial, a nível internacional, tem vindo a refletir-se na evolução de conceitos e metodologias, traduzindo-se nas distintas realidades nacionais, com práticas concretas e mais locais da conservação.

 

Ao mesmo tempo, o tema proposto pretende chamar a atenção para o complexo desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património, numa época de marcada globalização económica e cultural, de profundas transformações sociais e de mudança de paradigmas. Os reflexos e relações entre as dimensões internacionais e as práticas locais, nos seus diferentes âmbitos e escalas, as necessárias novas abordagens perante os novos desafios que se colocam à salvaguarda do nosso património e à boa gestão dos inevitáveis processos de mudança darão, assim, o mote essencial para as atividades a organizar no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que incluem, naturalmente, as habituais ações de sensibilização para o património.

 

Esta é uma iniciativa de participação livre, com concentração no Centro de Exposições de Odivelas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *