Desporto, Évora

PortugalDança… em Évora

O maior festival de dança em contexto urbano, PortugalDança, vai decorrer em Évora, no fim-de-semana de 11 a 13 de maio, com a organização a prever conseguir “pôr” a dançar na histórica cidade entre 750 a 1000 pessoas, de todas as idades.

 

Com características de festival, este evento envolverá os principais estilos de dança praticados no nosso país e decorrerá em vários locais no interior, como no exterior, designadamente: Palácio de D. Manuel; Arena de Évora; Praça do Giraldo; Praça do Sertório, entre outros espaços do centro histórico.

 

Do programa constam cerca de 250 apresentações de  Hip-Hop, danças clássicas, sevilhanas, danças do mundo, danças africanas, danças de salão e danças tradicionais, que terão lugar nos diversos espaços, com destaque, naturalmente, para as exibições nos emblemáticos locais classificados como Património da Humanidade.

 

Durante o evento, terão ainda lugar cerca de vinte oficinas sob a orientação de formadores especializados de reconhecido valor nacional e internacional: Margarida Martins (Ragga); Vitor Fontes (New Jack swing); Max (Bboying); Pupilos do Kuduro; Vasco Alves (Locking and Poping;) Ana Cartaxo e Guima (Salsa); Nélia Pinheiro (Dança Contemporânea); Rafael Leitão (Dança Criativa); Mercedes Prieto e Ana Silvestre (Danças do Mundo); Tó Mané (Ritmos Latinos – Valsa); Amélia Mendonza (Danças Boleras e Castanholas – Séc. XVIII – Espanha); Pilar Andújar (Sevilhanas e Flamenco), entre outros.

 

De entre os grupos de dança com presença garantida em Évora, destaque para algumas das principais academias de dança do país e grupos de valor reconhecido, como por exemplo Academia Jazzy, “Moment Crew”, Egzit e Pupilos do Kuduro.

 

 

Participação

eborense

 

O PortugalDança terá ainda uma forte participação da população eborense, nomeadamente dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que no âmbito das aulas de Atividade Física e Desporto das AEC’s já começaram a preparar uma coreografia a apresentar em dois momentos.

 

Por outro lado, os diversos grupos de dança de Évora, para além de fazerem parte da organização, contribuem decisivamente para a qualidade deste “menu” de três dias de dança, com um grupo total de aproximadamente 400 pessoas.

 

O caracter informal do PortugalDança proporciona que alguns dos participantes irão usufruir do camping do evento instalado na mata das piscinas municipais, local onde decorrerá também um piquenique final. Para que a festa seja total, não faltará um grande espetáculo de Dj’s, com o DJ  Poppy e MisShiver, na noite de Sábado dia 12 na Arena de Évora

 

O PortugalDança é uma organização da Câmara Municipal de Évora, em colaboração com a Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Associação Pé de Xumbo, Escola de Dança Amélia Mendoza, Escola de Dança Clássica Margarida Lobo, Companhia Dança “Triana”, Grupo de Danças Urbanas N’Dance e o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *