Cultura, Palmela

Livro “Palmela Arqueológica” apresentado no dia 20

A Câmara Municipal de Palmela associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2012, com um programa a realizar no dia 20 de abril, a partir das 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, onde se destaca a apresentação da publicação “Palmela Arqueológica no Contexto da Região Interestuarina Sado – Tejo”. Este lançamento é o culminar da ação de divulgação de investigação arqueológica em Palmela, que teve início com a exposição “Palmela Arqueológica” e integrou a realização de um seminário sob o mesmo nome.

O programa comemorativo prevê, também, a intervenção dos arqueólogos Victor Gonçalves (UNIARQ – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Luís Raposo (Museu Nacional de Arqueologia), que nos trarão mais informação sobre alguns dos principais sítios arqueológicos do concelho.

O Dia Internacional de Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) em 1982, e aprovado pela UNESCO. Para assinalar a data, este ano, o ICOMOS elegeu como tema o Património Mundial, a propósito do 40º aniversário da Convenção para a proteção do património mundial, cultural e natural da UNESCO. Em Portugal, as comemorações são promovidas pelo IGESPAR, com atividades subordinadas ao tema «Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança».

 

Programa:

 

18h00  Abertura da sessão                                                                                                             

Intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente

 

18h30 Conferência pelo Professor Doutor Víctor Gonçalves (F.L. Universidade de Lisboa)

As Grutas Artificiais de Casal do Pardo, Palmela

 

19h00  Apresentação da obra “Palmela Arqueológica no Contexto da Região Interestuarina Sado –Tejo”, pelo Dr. Luís Raposo (Diretor do Museu Nacional de Arqueologia)

 

Moscatel de Honra

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *