Cultura, Gondomar

Apresentação do livro “Sonhos trazidos pelo bico de uma cegonha” em Gondomar

Foi com um auditório repleto que, na noite de 13 de abril, se realizou a apresentação pública do livro “Sonhos trazidos pelo bico de uma cegonha”. A obra, da autoria de Catarina Ribeiro e Carlota Teixeira, aborda as distintas temáticas da adoção.

Juntaram-se amigos, autarcas e um elevado número de pessoas que, em dia de apresentação, quiseram acompanhar as explicações sobre os “porquês” de a adoção ser o tema deste livro. Mas que, como defendeu o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar, Fernando Paulo, “não se trata de uma obra exclusivamente técnica, pois analisa, de forma apaixonada, a temática da concretização de um sonho – a adoção – mas, também, o exercício de um ato de Cidadania por parte dos adotantes”.

O objetivo deste livro é, defenderam as autoras, “desmistificar algumas ideias que ainda subsistem na opinião pública e que se afastam, por vezes profundamente, da realidade”. Haverá, destacou Isabel Pastor, coordenadora do Serviço de Adoções do Instituto de Segurança Social, um clarificar de assuntos que são “permanentemente abordados, pela Comunicação Social, de forma errada e incompleta”.

“Sonhos trazidos pelo bico de uma cegonha. Falando sobre Adoção em Portugal” é uma obra que se assume como uma oportunidade para todos quantos quiserem compreender melhor esta realidade. São palavras, casos e opiniões de duas técnicas que conhecem, de perto, as dinâmicas da adoção no nosso país.

Esta é uma obra que nasce da experiência direta num serviço de adoções e da necessidade que as autoras sentiram de dar resposta a inúmeras perguntas: o que é a adoção em Portugal, os seus trâmites processuais e, também, as dinâmicas internas que permitem “fazer nosso um filho dos outros…”.

Catarina Ribeiro é mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Desenvolveu o seu estágio curricular num serviço de adoções – experiência a partir da qual nasceu este trabalho. Carlota Teixeira é psicóloga clínica e desenvolve a sua atividade profissional num serviço de adoções. A “infância de risco” tem sido a sua área de especialização, com investigação no âmbito do mestrado e do doutoramento nesta problemática. É, também, vereadora na Câmara Municipal de Gondomar.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *