Cultura, Trofa

Trofa adere ao projeto “Vem conhecer a minha Biblioteca” da AMP para assinalar Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A Câmara Municipal da Trofa associa-se à Área Metropolitana do Porto com o projeto ”Vem conhecer a minha biblioteca” que decorrerá durante o mês de abril e culminará no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

 

Este projeto assenta num conjunto de percursos de leitura, em que cada biblioteca aderente é a principal promotora, numa primeira fase junto da comunidade local, e posteriormente junto da comunidade da Área Metropolitana do Porto, com recurso à transmissão de testemunhos literários baseada numa “estafeta de leituras”.

 

Na primeira fase deste, a nível local, a Trofa tem agendadas quatro sessões de leitura de um conto em sistema de estafeta de leitura.

 

A primeira sessão será já na próxima sexta-feira, 13 de abril entre as 10h30 e as 11h30, na Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz, Casa da Cultura da Trofa que recebe uma turma da Escola EB1 Giesta 1 para ouvir um conto, a segunda sessão será no dia 16 de abril, na EB1 Paranho, onde um técnico da biblioteca procederá à leitura de um conto a uma turma e esta mesma turma irá ler um outro conto.

 

A terceira sessão de leitura decorrerá a 17 de abril, na Santa Casa da Misericórdia da Trofa, com a leitura de um conto pela turma da EB1 Paranho e pelos seniores utentes da Santa Casa da Misericórdia.

 

A última sessão de leitura será a 19 de abril na biblioteca Municipal, com a leitura partilhada de um conto por um técnico da biblioteca e outro pelos idosos da Santa Casa da Misericórdia a uma turma da EB1 de Finzes.

 

A segunda fase deste projeto “Vem conhecer a minha Biblioteca” realizar-se-á no contexto metropolitano, onde será feita a leitura de um conto, simultaneamente, em todas as Bibliotecas Municipais aderentes a este projeto, no dia 23 de abril, pelas 10h30.

 

Assim um técnico da Biblioteca Municipal irá representar a Autarquia Trofense na leitura de conto na Biblioteca Pública da Póvoa de Varzim, enquanto a Biblioteca Municipal da Trofa receberá um técnico Da Biblioteca Municipal de Vila do Conde para ler um conto.

 

Além de comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, este projeto procura promover o livro e a leitura, incrementar e consolidar hábitos de leitura, bem como estabelecer laços de cooperação entre as bibliotecas públicas e os leitores.

 

A par da Câmara Municipal da Trofa participam neste projeto as bibliotecas municipais de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

 

Para mais informações:

Casa da Cultura da Trofa

Avenida D. Diogo Mourato

Lagoa – Santiago de Bougado

4785-580 Trofa

 

Telefone| 252 400 090

e-mail| cct@mun-trofa.pt

Horário: segunda-feira a sábado das 10h00 às 18h00

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *