Arouca, Sociedade

Arouca conhece a composição física dos seus resíduos

De 13 a 16 e de 20 a 23 de março decorreu no município uma campanha de caracterização de resíduos sólidos urbanos. Esta campanha teve como objetivo estimar a composição física dos resíduos recolhidos indiferenciadamente na área urbana de Arouca.

 

Para a concretização da campanha, o circuito de recolha de resíduos escolhido foi a zona urbana de Arouca, desde o Burgo até Cancelo, passando pela vila de Arouca. Sabendo que numa área menos rural deverá existir uma maior preponderância de resíduos orgânicos (dada a falta de tratamento de proximidade para este tipo de resíduos), o interesse da Câmara focou-se no conhecimento dos locais onde mais facilmente pudesse encontrar uma maior concentração de biorresíduos para alimentação de um potencial projeto piloto de biometanização. Aproveitando a execução da campanha foi possível avaliar também outras frações de resíduos que, embora potencialmente recicláveis foram depositadas em contentores de indiferenciados estando a ser encaminhadas para deposição em aterro. Os resultados são visíveis no gráfico abaixo.

Valores adaptados dos publicados na APA e na ERSUC

 

Componentes

Portugal

ERSUC

Arouca

Biorresíduos

42%

47%

36%

Papel/cartão

15%

10%

15%

Plásticos/metais

12%

11%

16%

Vidro

6%

3%

6%

Outros

16%

16%

19%

Finos

9%

13%

8%

 

 

Durante 8 dias, na Zona Industrial de São Domingos decorreu o processo experimental da campanha de caracterização. O processo consistiu na escolha aleatória de uma amostra de resíduos de 250 kg à qual foi feita a separação dos vários componentes. É de salientar que a campanha de caracterização realizada em Arouca analisou uma listagem de componentes menor que a praticada tanto a nível nacional como a nível regional (ERSUC) por não ser essencial para a autarquia o conhecimento detalhado de todos os componentes dos resíduos.

 

A realização da campanha permitiu um melhor conhecimento da composição dos resíduos produzidos em Arouca e a deteção de irregularidades. Este conhecimento permitiu tirar elações para a realização de novos projetos que oportunamente serão anunciados. A estratégia será sempre a contribuição para a sustentabilidade do território, passando por medidas que terão necessariamente em conta a reciclagem ou aumento do ciclo de vida do produto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *