Sardoal, Sociedade

Aprovado o Referencial Estratégico Social para o concelho de Sardoal

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Sardoal aprovou, recentemente, o Referencial Estratégico Social, para o triénio 2012/2015, bem como o Plano de Ação para 2012. Nesta sessão do CLAS, (estrutura que integra o Município e diversas entidades públicas e de interesse cultural e solidário) esteve presente o Diretor Distrital da Segurança Social, Tiago Leite.

O Referencial Estratégico Social pretende conceber as linhas estratégicas de ação social, programação e implementação de ações concretas, no âmbito do Programa Rede Social. Este documento orientador poderá ser ajustado no tempo, consoante as realidades e as necessidades que venham a ser identificadas.

Pretende, também, o desenvolvimento de uma avaliação participativa, interna, envolvendo simultaneamente a multiculturalidade dos “olhares” sobre a condução dos processos de intervenção e uma nova democraticidade que é exigida à ação pública.

O principal objetivo deste Referencial Estratégico Social é criar, fomentar e implementar uma cultura de planeamento integrado e participado do desenvolvimento social, valorizando os recursos locais do concelho de Sardoal, a fim de se obter melhores soluções ao nível local.

Deste documento saiu o Plano de Ação 2012, vocacionado para uma intervenção no terreno, mais concreta e imediata.

Recorde-se que o Programa Rede Social tem por finalidade o combate à pobreza e à exclusão social, o desenvolvimento social integrado e a valorização de competências e recursos, entre outros pontos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *