Sociedade, Vagos

Mês da Prevenção dos Maus-Tratos em Vagos

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vagos (CPCJ)  associa-se à Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), com o apoio da Câmara Municipal de Vagos, para a organização de actividades no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos, em abril, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América há mais de 30 anos, e mais recentemente em diversos países europeus, maioritariamente na Europa de Leste.

Pretende-se, com esta iniciativa, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e numa perspectiva de capacitação.

Para além do Ciclo de Cinema dirigido à comunidade em geral, que decorrerá durante o mês de Abril, convidam-se as escolas a serem parte integrante deste programa, dinamizando o Ciclo de Cinema nas Escolas, seguido de debate, como forma de promover a partilha de ideias e sentimentos sobre esta temática. À luz da Convenção sobre os Direitos da Criança, pretende-se potenciar o Direito das crianças a serem ouvidas e a darem a sua opinião nos assuntos que lhes dizem respeito. Junto dos alunos do Ensino Secundário,  estão já a ser dinamizadas ações de prevenção da Violência no Namoro, com a colaboração do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica da Cáritas Diocesana de Aveiro. A CPCJ de Vagos organizará ainda um Cordão Humano pelos Direitos das Crianças, em local e hora a designar, bem como a sua I Jornada de Portas Abertas, dando a conhecer a sua sede e o trabalho aí desenvolvido.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *