Cultura, Marinha Grande

Exposição fotográfica sobre 25 de Abril na Marinha Grande

O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, tem patente uma exposição de fotografias sobre o 25 de Abril de 1974, de 7 a 30 de abril.

 

A exposição foi adquirida em 2004 pelo Município da Marinha Grande à Fundação Mário Soares e representa uma excelente oportunidade para os visitantes conhecerem fotografias captadas no dia da revolução.

 

A exposição apresenta cerca de 70 fotografias de Alfredo Cunha, com legendas do jornalista Adelino Gomes e alguns documentos da época. Foi concebida pela Fundação Mário Soares, com o apoio da Casa Museu Centro Cultural João Soares.

 

Em Janeiro de 2001, o fotógrafo Alfredo Cunha doou à Fundação Mário Soares um conjunto de fotografias realizadas por si no dia 25 de Abril de 1974 e uma máquina fotográfica com que trabalhou nesse dia. Essas imagens, de grande qualidade estética e documental, revestem-se ainda de inequívoco carácter histórico.

 

As imagens são contextualizadas com uma seleção de documentos significativos do Arquivo e Biblioteca da Fundação Mário Soares, que exprimem posições assumidas por diferentes forças políticas e sociais face aos acontecimentos.

 

As imagens e os artigos convidam-nos a (re)viver as emoções de uma das maiores conquistas do povo português: a Liberdade. De forma cronológica são apresentados todos os acontecimentos daquele dia.

 

Esta exposição pode ser visitada no Museu Joaquim Correia, de 7 a 30 de abril, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *