Cultura, Gondomar

2.º Encontro de Teatro Amador em Gondomar

Com a designação “Arte e Ato II”, cumpriu-se, com sucesso, o 2.º Encontro de Teatro Amador. Durante o mês de março foram apresentados quatro espetáculos. “D’aqui fala o morto”, pelo Grupo Cultural e Recreativo de Rossas (Aveiro) apresentou-se no dia 10, dando início ao evento. Seguiram-se as peças “Os velhos não devem namorar”, pelo Grupo de Teatro da Juventude Unida de Mosteiró (Vila do Conde), e “Pedro Chosco”, pela “Navia Teatro Escola” (Vigo, Espanha).

Promovido pela Associação Social e Cultural “Vai Avante”, o evento terminou no passado sábado com a apresentação, no Auditório Municipal de Gondomar, da peça “Casa de Pais”. A peça, da autoria de Francisco Ventura e com encenação e adaptação de João Gonçalves, teve direito a um auditório completamente lotado.

A trama que captou a atenção de todo o público presente, abordava o problema das partilhas nas famílias – dois filhos, não querendo mais saber do pai após distribuída a herança, deixam ao irmão mais novo o encargo de cuidar do idoso. O final foi inesperado, mas feliz. A atuação, muito aplaudida, foi, desta vez, da responsabilidade do Grupo de Teatro “Vai Avante”.

Este Encontro de Teatro Amador, uma iniciativa de cariz luso-galaico, contou, entre outros, com os apoios da Câmara Municipal de Gondomar, da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova, da Associação Comercial e Industrial de Gondomar, da Fundação Inatel e, ainda, do Instituto Português da Juventude.

O “Arte e Ato” passará, agora, a ser um encontro bienal. Para Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Cultura presente no encerramento do encontro, “a iniciativa foi um expectável sucesso”, justificando tal opinião pelo facto de “a instituição que organizou este encontro já ter os seus créditos firmados como um bom exemplo de organização, capacidade de mobilização e, principalmente, por apostar em projetos inovadores”.

A estreia da peça “Casa de Pais” não deixou um único lugar vago no Auditório. E, por isso, e pelos pedidos já efetuados, será agendada nova apresentação – em data ainda por definir.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *