Saúde

Hospitalcuf descobertas ensina técnicas para cuidar da saúde vocal

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, o hospitalcuf descobertas realiza uma sessão formativa sobre o uso profissional da voz dedicada a professores e educadores, no dia 16 de Abril, entre as 18h e as 20h, na biblioteca da unidade hospitalar.

Esta iniciativa terá entrada gratuita, mediante inscrição prévia, e visa ajudar os professores e educadores a utilizarem correctamente a voz no âmbito da sua actividade profissional, promover o diagnóstico de doenças da voz e ensinar técnicas que permitem cuidar e manter uma voz saudável.

“O tabaco, abuso de álcool, refluxo ácido do estômago, as poeiras inalantes, ambientes demasiado secos ou com ar condicionado ou o abuso da voz em condições deficientes, gritar,  tossir e pigarrear, são alguns dos factores que podem prejudicar e alterar as cordas vocais”, explica o médico José Saraiva, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospitalcuf descobertas.

O médico adianta ainda que “os sintomas associados aos problemas de voz podem incluir cansaço vocal, ao longo do dia e/ou da semana, dor ao falar ou impressão de corpo estranho na garganta, esforço para falar, rouquidão, afonia ou perda de voz, tosse persistente, dificuldade a engolir ou alterações do timbre da voz”.

As inscrições para o workshop podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]pt . Todos os participantes recebem um certificado de presença.

A consulta de voz do hospitalcuf descobertas é uma consulta multidisciplinar realizada por um otorrinolaringologista e por uma terapeuta da fala, especializados em prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento da patologia vocal.

A Unidade de Otorrinolaringologia do hospitalcuf descobertas é composta por uma equipa de médicos e outros profissionais de saúde com vasta experiência nas diferentes áreas da especialidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *