Cultura, Palmela

Cineteatro São João em Palmela recebe oficina de instrumentos tradicionais

No dia 3 de abril, o Cineteatro São João, em Palmela, recebe a oficina de instrumentos tradicionais “Sons da Tradição” pela Do Imaginário Associação Cultural, de Évora. Promovida pela Câmara Municipal de Palmela, no âmbito da rede TEIAS, a oficina decorre nos horários 10h00 e  14h00, e dirige-se ao público infanto-juvenil.

Com o objetivo de conduzir à redescoberta dos sons musicais da tradição, um multinstrumentista de instrumentos tradicionais apresenta, de forma pedagógica e criativa, a evolução musical dos instrumentos, contextualizando a sua utilização e função social num percurso que abrange idiofones, aerofones, membranofones e cordofones. Os participantes são convidados a redescobrir sonoridades ancestrais que habitaram o imaginário de inúmeras gerações e a executar formas rítmicas ou melódicas simples com alguns dos instrumentos apresentados. A tradição é perpetuada, através de novas sensibilidades, num espaço de cultura, memória e continuidade identitária.

Do Imaginário Associação Cultural foi constituída em 2002, por um grupo de profissionais das artes do espetáculo – atores, músicos, artistas plásticos, fotógrafos, técnicos e outros intelectuais – num projeto que integra teatro, música, património tradicional, ações formativas e o cruzamento de várias artes. A criação artística dirigida a todos os tipos de público, mas privilegiando a formação e sensibilização de novos públicos, é um dos seus principais objetivos.

A oficina “Sons da Tradição” tem a duração de uma hora, com entrada livre mediante inscrição através do telefone 212336630.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *