Educação, Santa Comba Dão

Biblioteca escolar da Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão recebeu seminário sobre a Natureza

Os alunos do 10º e 11º anos de escolaridade da Escola Secundária/3 do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão participaram, durante a manhã da passada Sexta-feira, dia 23 de Março, no Seminário da Natureza dinamizado pelo Ministério da Agricultura, integrado na Semana da Natureza e da Ciência, organizada pelo Agrupamento de Escolas local em parceria com a Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD).

 

A acção, dinamizada pela Engª Alice Marques, da Direção Geral das Florestas da Região Centro, teve lugar na Biblioteca Escolar da Escola Secundária/3 e contou com a presença de Ana Craveiro, Professora Bibliotecária Coordenadora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

 

O Seminário da Natureza teve como objectivo dar a conhecer o trabalho efectuado pelo Ministério da Agricultura no que diz respeito à protecção e preservação das espécies que constituem a floresta nacional, apresentando o estado do país e da região em termos florestais e sensibilizando os alunos para a importância da plantação de espécies autóctones, respeitando, protegendo e preservando a floresta regional.

 

Neste seminário foi feita, com recurso a uma apresentação em powerpoint, uma apresentação e caracterização sumária da floresta nacional e dada a conhecer uma definição de floresta autóctone.

 

Os alunos ficaram a saber que, em termos de serviços florestais, o castanheiro e o carvalho são as espécies autóctones mais exigentes ao nível de solo e de clima, optando-se, muitas vezes, pela plantação de espécies não autóctones mais resistentes aos elementos e que, por exemplo, o controlo e irradicação de uma espécie ameaçadora é dispendioso.

 

Foi ainda referido que a recuperação de áreas ardidas deve ser feita com espécies autóctones, cuja lista e respectiva ficha de identificação se encontram disponíveis nos serviços florestais do Município de Santa Comba Dão, incluindo-se nela o carvalho português, o sobreiro, espécie protegida, a azinheira, o pinheiro bravo, o pinheiro manso, o amieiro, o freixo, o castanheiro ou o medronheiro.

 

A oradora deu, ainda, a conhecer aos presentes as três brigadas de natureza que se encontram instaladas no concelho de Santa Comba Dão e algumas indicações de legislação aplicável no que concerne à plantação e abate de árvores.

 

O Seminário da Natureza pretendeu, sobretudo, sensibilizar os alunos para a preservação e protecção da natureza e dos seus recursos, nomeadamente, no concelho onde residem, formando-os enquanto cidadãos activos que exercem plenamente os seus direitos e deveres nesta matéria.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *