Cultura, Reguengos de Monsaraz

Três mil livros vendidos na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz

Na 16ª Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz foram vendidos três mil livros, um aumento de 34 por cento comparativamente com a edição do ano passado, resultando num dos maiores eventos do Alentejo ligados ao livro e à cultura. A Feira do Livro decorreu entre os dias 17 e 25 de março na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, e teve cerca de 11 mil livros de 23 editoras para aquisição pelo público.

 

O programa do certame integrou a apresentação dos livros “De Monsaraz a Melbourne – reflexões antropológicas numa era global”, objeto da tese de doutoramento do professor catedrático de Antropologia Francisco Ramos e “O Desporto em Reguengos: 100 anos de História”, uma edição da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, ocasião em que foram homenageados os desportistas Domingos Madeira Eusébio, António Baltazar, Manuel Ferro, António Faísco e Carlos Singéis, e ainda o Atlético Sport Clube.

 

De destacar igualmente a sessão de autógrafos do escritor Luís Miguel Rocha, que esteve também na Feira do Livro a apresentar a sua obra. Luís Miguel Rocha foi o primeiro escritor português a atingir o top do jornal The New York Times (Estados Unidos da América) e tem os seus livros publicados em mais de 30 países. O autor, que tem mais de meio milhão de livros vendidos, editou no ano passado o seu quinto livro, A Mentira Sagrada, depois de A Virgem (2009), Bala Santa (2007), O Último Papa (2006) e Um País Encantado (2005).

 

Na área da animação da Feira do livro realizaram-se espetáculos musicais com a Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense, Coro Infantil da Sociedade Artística Reguenguense, Escola de Música da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, Quarteto de Clarinetes de Alcochete, Hugo Soft, classes de clarinete, flauta, trombone, saxofone, trompete e guitarra do Conservatório Regional do Alto Alentejo e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. Decorreram também atuações de Fernando Vintém (piano) e Inácio Santos (saxofone), oficina de dança “Zampadanças” pelo Grupo PédeXumbo, Escola de Música “O Sítio do Galhanas”, Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz com a participação dos poetas Manuel Sérgio, Luís Filipe Marcão e Loios Paulo.

 

 

O programa integrou ainda contadores de histórias para as crianças, leitura encenada do conto infantil “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Grupo Lua Cheia – Teatro para Todos, recital e pequenas dramatizações do Cancioneiro de Garrett e a peça de teatro “Uma questão de bom senso”, a cargo dos alunos do 7º A da Escola Secundária Conde de Monsaraz e encenação de “Leilão de um jardim” e “A Bela Infanta”, respetivamente pelos alunos do 6º C e 6º F do Agrupamento Vertical de Escolas de Reguengos de Monsaraz. Na Feira do Livro realizou-se também a apresentação das peças “Os Mini Malucos do Riso” e “O Bolo Quente”, pelo Grupo de Teatro Infantil da Sociedade Artística Reguenguense, “Ler em Família” com a família Cardoso, concerto ateliê “O meu primeiro D. Quixote”, pelas Produções Real Pelágio e uma animação de leitura sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, iniciativa dos alunos do 10º ano de Literatura Portuguesa e da professora Elsa Martins no âmbito das atividades da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

 

Durante a 16ª Feira do Livro estiveram patentes duas exposições com trabalhos elaborados por alunos da Escola Básica n.º 1 e da Escola Básica n.º 2 de Reguengos de Monsaraz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *