Sociedade, Vizela

Oleões já estão disponíveis no Município de Vizela

No passado dia 19 de março, o Município de Vizela em colaboração com a RESINORTE, colocou à disposição dos munícipes equipamentos para recolha de óleos alimentares usados.

Os primeiros equipamentos foram colocados na Rua do Bom Viver, freguesia de Sta. Eulália, na Rua Nova Casais, em S. João, na Rua da Portela, freguesia de Tagilde e na Rua das Teixugueiras, em S. Miguel, dando-se, assim, início no Município à recolha seletiva dos óleos alimentares usados.

Dentro em breve serão disponibilizados novos equipamentos, pelo que a Autarquia apela a todos os munícipes para a utilização dos referidos equipamentos.

A produção estimada de óleos alimentares usados (OAU) em Portugal é da ordem de 43 000 t a 65 000 t por ano, das quais cerca de 62 % são geradas no sector doméstico, 37 % no sector da hotelaria e restauração (HORECA) e uma fração residual na indústria alimentar.

Consciente desta realidade e da importância que a valorização dos óleos alimentares usados representa, a Câmara Municipal de Vizela, em colaboração coma Resinorte, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A., procedeu à colocação de oleões pelo Concelho.

Neste sentido, a Câmara Municipal transferiu para a Resinorte toda a responsabilidade de Gestão dos Óleos Alimentares Usados e respetivo cumprimento da legislação em vigor sobre este tipo de resíduos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *