Sociedade, Vila do Bispo

Comemorações do Dia do Combatente em Vila do Bispo

O cemitério de Barão de São Miguel recebe, no próximo dia 9 de abril, as comemorações do Dia do Combatente, iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

O acontecimento decorrerá pelas 10h00, na presença do presidente da Câmara, Adelino Soares, do presidente da Junta de Freguesia, António Lopes, e do pároco local.

O ato conta com uma breve nota explicativa sobre a comemoração da efeméride, alocuções de entidades oficiais, menção dos nomes dos militares mortos em combate, uma oração pelos combatentes, com deposição de coroas de flores na sepultura do militar falecido em combate, seguida de um minuto de silêncio.

Sendo a efeméride comemorada a nível nacional, Vila do Bispo, também não poderia ficar alheia a esta recordação dos seus filhos que morreram em situação de combate (em França, Angola e Guiné), nomeadamente 5 da Freguesia de Budens, 1 da Freguesia de Sagres e 1 da Freguesia de Barão de São Miguel, onde este ano se centralizarão as celebrações. Não de menor interesse é o facto de terem sido sepultados, também, em Sagres, de 2 Militares da RAF (Royal Air Force) Inglesa, aqui falecidos no ano de 1943 e cujos nomes serão, igualmente, recordados.

Recorde-se que foi no dia 09 de abril de 1918, que as tropas portuguesas que formavam o, então, CEP (Corpo Expedicionário Português), na França, no curso da 1.ª Guerra Mundial, foram flageladas pela ofensiva alemã levada a cabo pela madrugada, naquela que ficou conhecida pela Batalha de La Lys, ou do Lys. Desde essa data, que o dia 9 de abril, passou a ser comemorado como o “Dia do Combatente” e nele são homenageados todos os Militares Portugueses caídos em situação de guerra, com especial destaque para os falecidos no curso da 1.ª Grande Guerra, ou Guerra da França (1914 – 1918) e, também, os da chamada Guerra de África, ou do Ultramar (1961 – 1974).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *