Estarreja, Sociedade

Seminário do Projeto “Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos” em Estarreja

No âmbito do projeto “Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos”, cofinanciado pelo POVT – Plano Operacional de Temático Valorização do Território, no eixo dedicado às Ações Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano, realiza-se no dia 10 de abril, terça-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja, o seminário subordinado ao tema “Eficiência Hídrica em Edifícios”.

 

A iniciativa é aberta ao público em geral, aguardando-se a participação de representantes de escolas e IPSS, técnicos das autarquias, de gabinetes projetistas e das empresas de construção do concelho.

 

Vamos juntos…valorizar a Água!

 

O Município de Estarreja associa-se à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro nesta aposta de uma forma multifacetada e integrada, no aproveitamento efi­ciente do recurso Água, com a lógica global de rentabilizar­mos os meios afetos à sua exploração e a racionalidade da preservação de um recurso de capital importância para a vida.

 

O in­vestimento no projeto ultrapassa os 400.000 € e é cofinanciado pelos Fundos Comunitários do QREN, com o principal intuito de potenciar uma capacidade de intervenção que garanta a construção do caminho para a gestão sustentável da água.

 

O Projeto…

 

Constitui um novo patamar de exigência na gestão de re­cursos hídricos, que promove a Eficiência Hídrica, lançando as bases para uma mais ambiciosa gestão ao nível Intermu­nicipal. As principais ações desenvolvidas foram:

 

• Intervenção em edifícios e espaços públicos, ao nível de ações de diagnóstico e beneficiação da Eficiência Hídrica;

• Desenvolvimento de um Modelo de Certificação Hídrica;

• Disseminação das boas práticas na utilização eficiente da água.

 

Eficiência Hídrica…

 

Tem como intuito a otimização do consumo do recurso Água, assegurando que com a utilização da quantidade mínima possível se consiga proceder eficazmente à função, tarefa, processo ou serviço ao qual se destina.

 

A necessidade deste projeto é reforçada face à realidade dos dias de hoje, onde mais de 50% de Portugal continental está em situação de seca extrema.

 

É nosso dever contribuir para a minimização do problema, reduzindo o consumo de água nas nossas atividades quotidianas, garantindo igualmente uma maior poupança financeira ao final do mês e uma preservação sustentável deste recurso natural.

 

 

Programa

 

10h15 Receção dos Participantes

10h30 Sessão de Abertura

(Câmara Municipal de Estarreja)

10h40 Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos – O Projeto

(Victor Ferreira, Universidade de Aveiro)

11h00 Eficiência Hídrica – Princípios e Casos Práticos

(Armando Silva Afonso, Universidade de Aveiro)

11h20 Simulador de “Eficiência Hídrica

(Mário Couto, Carlos Ferreira, CI Região de Aveiro)

11h40 Debate

12h00 Sessão de Encerramento

 

Entrada Livre

 

 

Acompanhe o projeto no blog

http://eficienciahidrica.wordpress.com

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *