Reguengos de Monsaraz, Sociedade

“Páscoa Ativa” ocupa tempos livres das crianças de Reguengos de Monsaraz durante as férias escolares

As atividades promovidas pelo Município de Reguengos de Monsaraz durante as férias escolares da Páscoa estão a decorrer até ao dia 5 de abril no Centro de Ocupação de Tempos Livres e nas piscinas municipais. Cerca de 30 crianças entre os 6 e os 12 anos de idade ocupam os seus tempos livres de uma forma organizada, útil e divertida, contribuindo para o seu desenvolvimento físico e intelectual.

 

Denominada “Páscoa Ativa”, esta iniciativa que decorre de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 12h e das 14h às 17h (horário ininterrupto para as crianças que almoçam na escola), integra atividades musicais, expressão plástica, culinária, natação e outros desportos aquáticos, jogos tradicionais, dança e expressão dramática. Na área da expressão plástica, as crianças vão aprender a jogar e a fazer um tabuleiro do jogo Alquerque de forma a realizarem um torneio de jogos de tabuleiro.

 

Este jogo surgiu no antigo Egito há mais de 3 mil anos, foi introduzido na Europa no século VIII pelos muçulmanos e está representado em lajes dispersas pela vila medieval de Monsaraz. Este ano a autarquia pretende produzir réplicas do jogo e organizar um torneio durante o verão por ocasião das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Monsaraz.

 

Hoje, dia 29 de março, a partir das 14h30, realiza-se um workshop de teatro para crianças, a cargo da associação cultural DRACA, no campo de jogos da Escola Básica n.º 2 de Reguengos de Monsaraz. Este workshop é cofinanciado pelo projeto TEIAS e tem como finalidade dar a conhecer às crianças o mundo por detrás do teatro. Através de jogos e textos divertidos, os participantes poderão perceber melhor este mundo tão fascinante que na maior parte do tempo se esconde por trás de uma cortina.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *