Trofa, Turismo

Arroz Pica no Chão e Maçã Assada estiveram em destaque em mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos

Nos passados dias 23, 24 e 25 de março, o “Arroz de Pica no Chão” e a “Maçâ Assada” estiveram em destaque na mesa dos restaurantes do Concelho, em mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos.

 

A promoção dos produtos locais de qualidade e a divulgação da gastronomia local, incentivando os estabelecimentos de restauração do Concelho, a privilegiarem a produção regional na confeção dos seus pratos, foram os principais objetivos dos Fins de Semana Gastronómicos deste ano.

 

Na edição 2012, os restaurantes aderentes foram: “Os Braguinhas”, “Restaurante e Churrasqueira Félix”, “S. Cristóvão”, “Motoclube”, “Flor do Ave”, “Micas Casa Campos” e Tourigalo”.

 

A 24 de março, sábado, decorreu o almoço oficial dos Fins-de-semana Gastronómicos, no restaurante S. Cristovão, na freguesia do Muro, com a participação do Vereador da Câmara Municipal, Assis Serra Neves e de inúmeras entidades locais.

 

E desta vez, os Fins de Semana Gastronómicos alargaram o seu âmbito a todas as refeições compreendidas entre o jantar de sexta-feira e o jantar de domingo.

 

Em paralelo, foi ainda produzido um Passaporte Fins de Semana Gastronómicos, onde constaram os empreendimentos turísticos que efetuaram, 20% de desconto (na segunda noite) aos clientes portadores deste passaporte. Da mesma forma, os estabelecimentos de restauração aderentes ofereceram um desconto de 10% aos seus clientes nas refeições de sexta-feira quando a escolha foi Arroz Pica no Chão e a sobremesa Maçã Assada.

 

Esta iniciativa decorreu no Concelho da Trofa, numa organização da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, à qual a Câmara Municipal da Trofa se associou, uma vez mais, para promoção e dinamização da gastronomia local.

 

Os Municípios envolvidos nesta ação, apresentam-se como parceiros privilegiados no sentido de dinamizar relevantes roteiros gastronómicos que se pretendem afirmar como uma reconhecida homenagem ao mérito e à Excelência da Identidade Cultural nacional.

 

Na Trofa, integrada nesta iniciativa, aliando a promoção gastronómica à componente cultural, no dia 25 de março, o Museu de Carros Antigos esteve de portas abertas entre as 14h00 e as 17h00, tendo recebido centenas de visitantes. De recordar que este Museu reúne a coleção privada da família Baptista Andrade, e está localizado na Rua 16 de Maio, em Santiago de Bougado.

 

Esta foi mais uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa integrada numa ação concertada, no sentido de posicionar o produto estratégico “Gastronomia”, numa perspetiva de contemporaneidade, evidenciando o saber e a arte de bem receber das gentes do Concelho Trofense.

 

Valorizando esta iniciativa, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, defendeu nesta edição que “a Trofa tem uma forte tradição na cozinha regional, transmitindo de geração em geração, os seus aromas e paladares únicos, apurados ao longo do tempo, preservando sempre uma base tradicional que confere aos produtos Trofenses características muito próprias que devem ser preservadas e divulgadas”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *