Educação, Lamego

Parque Biológico da Serra das Meadas recebe aula gigantesca dedicada ao Ambiente em Lamego

O Parque Biológico da Serra das Meadas transformou-se, a 23 de março último, numa enorme sala de aula a céu aberto vocacionada para a aprendizagem de temáticas ambientais. Em vez de estarem, como é hábito, sentados a ouvirem os seus professores, mais de 500 crianças e jovens da Escola EB 2/3 de Lamego rumaram a pé ao “coração” da Serra das Meadas e, rodeados por uma grande variedade de fauna e flora, tiveram ao vivo uma aula dedicada à sensibilização para as problemáticas ambientais.

Dispersos por mais de 50 hectares de área, os jovens responderam ao desafio da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Lamego e participaram ativamente em diversos jogos tradicionais e outras atividades pedagógicas que visaram reforçar a componente de cidadania, sensibilizando para a defesa da natureza e para os bens públicos a ela associados. Inserido no programa de Educação Ambiental da autarquia, esta iniciativa celebrou o encerramento do segundo período do ano escolar.

Para além destas ações, o programa daquele dia ficou marcado pela plantação, junto à principal entrada do recinto, de uma cerejeira-de-flor pelos alunos daquele estabelecimento do ensino. O resto do dia foi passado em alegre camaradagem à descoberta das novas instalações do Parque da Serra das Meadas, nomeadamente o Centro de Educação e Formação Ambiental e os novos parques faunísticos que vieram melhorar as condições de cativeiro dos animais. Ainda recentemente nasceram ali mais duas crias: um muflão e um gamo que naquela manhã já puderam ser apreciados pelas crianças. No final, alunos e professores juntaram-se num almoço-convívio no novo Parque de Merendas.

A educação ambiental é um vetor estratégico de intervenção para o desenvolvimento do Município de Lamego. Por esta razão, ensinar as novas gerações na perspetiva de um futuro sustentável, em respeito pelo Ambiente é uma prioridade. O plano em vigor para o ano letivo 2011/12 foi adaptado à nova realidade do parque escolar local, marcada pela recente abertura de novos centros escolares que implicaram o encerramento de diversos estabelecimentos de ensino dispersos pelo concelho.

Inaugurado a 5 de junho de 2002, o Parque Biológico da Serra das Meadas cedo se tornou no maior centro pedagógico ambiental da região e um dos mais importantes santuários de espécies animais e vegetais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *