Educação, Marinha Grande, Sociedade

Dia da Árvore comemorado em escolas da Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através da Divisão de Ambiente, Serviços Urbanos e Proteção Civil, comemorou o Dia Mundial da Árvore, na passada segunda-feira, 21 de março, através da plantação de espécies de arbustos em escolas do concelho.

 

A iniciativa visou assinalar aquela efeméride, alertando para a importância da preservação do ambiente e da floresta e esteve integrada no Plano de Atividades de Sensibilização Ambiental daquele serviço municipal.

 

Funcionários da Câmara Municipal deslocaram-se ao jardim-de-infância de Casal de Malta e a outros estabelecimentos de ensino a fim de, com a ajuda das crianças, comemorarem este dia de forma ambiental, plantando tramagueiras e viburnos que foram colocadas no átrio da escola.

 

A tramagueira é um arbusto glabro, muito ramificado, que cresce até 4 m. Tem casca castanha escura, com ramos finos, folhas bem ordenadas com 2 mm de comprimento, lanceoladas triangularmente, agudas.

 

O viburno é um tipo de arbusto com folhas decíduas e ramos horizontais. É uma planta muito completa e versátil, na medida em que ostenta flores brancas e perfumadas durante a primavera e a sua folhagem mantém-se verde escura durante todo o verão e outono. O viburno é uma planta que se dá bem em solos húmidos e necessita de estar num local onde tenha uma exposição solar plena. Pode atingir cerca de 180 centímetros de altura e 300 a 365 centímetros de largura.

 

Foram explicadas de forma clara as vantagens das árvores e quais as consequências da falta delas. Explicaram-se também os procedimentos que todos devemos ter no cuidado com o ambiente, bem como com todas as plantas existentes.

 

No final as crianças agradeceram a iniciativa com uma salva de palmas e interpretaram uma canção sobre o Dia da Árvore.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *