Cultura, Palmela

Dia Mundial do Teatro em Palmela

Estão em curso as comemorações do Dia Mundial do Teatro, organizadas pela Câmara Municipal de Palmela com um conjunto de entidades parceiras. Ao longo do mês de março, muitas atividades têm passado pelos palcos do concelho, pela mão de artistas profissionais e grupos de teatro de amadores.

Este ano, a formação tem tido um papel de destaque no programa, com um conjunto variado de oficinas e eventos que dão a conhecer a crianças, jovens, educadores e demais público interessado os segredos do mundo do teatro. Até ao final do mês, temos, ainda, para oferecer a Oficina de Construção de Cenários com António Redondo, a Oficina de Iniciação ao Teatro de Marionetas, a atividade artístico-pedagógica “Mito Móvel – Histórias de Princípios” e a performance de pesquisa transdisciplinar “Grafia em Fronteira” pelo Teatro Brinca.

No dia 27 de março – Dia Mundial do Teatro, instituído em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO – as comemorações trazem-nos toda a boa disposição do humor alentejano, pelas mãos de Serafim, José Carlos, João Ficalho e Augusto Corujo, que se apresentam no Cineteatro São João para uma noite de contos e de Stand-up.

                       

 

Dia 24 – 16h00 | Cineteatro São João, Palmela

OFICINA – CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

António Redondo

Realização de cenários, figurinos e máscaras, recriando lugares e personagens de acordo com uma história inventada, local ou tradicional.

A realidade construída é o conjunto acumulado de ideias, sonhos e realizações dos nossos antepassados e de nós próprios, como a nossa língua e costumes. Utilizar a criatividade para recriar e compreender, propor e renovar.

Para participantes com idades entre os 6 e os 12 anos

Org: Câmara Municipal de Palmela (Rede TEIAS)

 

Dia 27 – 21h30 | Cineteatro São João, Palmela

DUAS HORAS SORRINDO

Contos e Stand-up. “Duas Horas Sorrindo” é um espetáculo onde estarão presentes vários humoristas, todos eles com presenças televisivas e de origem alentejana – Serafim (Beja), José Carlos (Campo Maior), João Ficalho (Borba) e Augusto Corujo (Elvas).

Para maiores de 6 anos

Informações através do telefone 212336630

Entrada livre, mediante levantamento de ingresso

Org.: Câmara Municipal de Palmela (Rede TEIAS)

 

De 27 a 29 de Março –  18h00 às 20h00 | Cine-Teatro São João, Palmela

OFICINA – INICIAÇÃO AO TEATRO DE MARIONETAS

TRULÉ TEATRO

Pretende-se fornecer os ensinamentos necessários para se iniciar, pela construção, a aprendizagem do Teatro de Marionetas, e sensibilizar para a utilização da Marioneta como meio de comunicação, sendo que a sua realização é espaço privilegiado para a experimentação de várias áreas de criatividade, como a pintura, a escultura, o texto, a música, a manipulação e representação, a voz e outras. Será dada informação sobre a história do Teatro de Marionetas, como breve introdução, e conhecimento dos vários níveis de manipulação. Construir-se-á uma marioneta. Serão realizadas demonstrações de manipulação de marionetas.

É, ainda, objetivo que, ao divulgar esta forma teatral, o seu conhecimento promova um número crescente de interessados por esta forma de Arte, que é quase tão antiga como a Humanidade.

Para Professores e Educadores

Limite de 20 participantes

Org.: Câmara Municipal de Palmela (Rede TEIAS)

 

Dia 27 Março – 10h e 14h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo

Dia 28 Março – 10h e 14h30 | Centro Cultural Poceirão

Mito Móvel – HISTÓRIAS DE PRINCÍPIOS

Acontecimento teatral e atividade artístico-pedagógica. Tudo o que existe há de ter existido uma vez pela primeira vez. Os mitos são histórias do fundo dos tempos que nos levam até ao início das coisas. Neste acontecimento teatral, uma escultura é mitomóvel pois contém em si a substância para contar estas histórias e viaja pela mão de uma contadora. É no território entre a luz e a sombra, entre o antigo e o atual, que a contadora desvenda ao público as “histórias de princípios”, símbolos fortes do nosso imaginário, ora trágicos ora alegres, sempre poéticos e intemporais.

A acompanhar o acontecimento teatral, uma atividade oficinal que proporciona ao público uma experiência ativa à volta do tema “princípios”. A escrita e as artes plásticas levam-nos à construção de uma pequeníssima história para um mini-móvel.

Informações e inscrições através dos telefones 212336634 (AMPN) e 212336655 (CCP)

Org.: Artemrede – Teatros Associados com Câmara Municipal de Palmela

 

Dia 30 – 21h | Auditório Municipal de Pinhal Novo

Dia 31 – 21h | Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano

GRAFIA EM FRONTEIRA

Consiste num rizoma, elaborado por um conjunto de propostas de criação individuais, que coexistem num mesmo espaço. Performance de pesquisa transdisciplinar elaborada pelos caminhos emergentes encontrados e explorados por cada um dos elementos do Teatro Brinca (inserido no “Março a Partir” – Mês da Juventude).

Org.: Teatro Brinca e Jovens sem Fronteiras com Câmara Municipal de Palmela

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *