Cultura, Vila Viçosa

Vila Viçosa recria história de Portugal num fim-de-semana medieval

O castelo medieval de Vila Viçosa prepara-se para, nos dias 30, 31 de Março e 1 de Abril, retroceder a tempos longínquos através da recriação de momentos históricos que marcaram indelevelmente a história local e de Portugal.

Da atribuição do Foral à Vila por D. Afonso III em 1270 até à Fundação da Casa de Bragança por D. Nuno Álvares Pereira, Vila Viçosa foi local estratégico para as batalhas de consolidação das nossas fronteiras, tendo estado ainda determinantemente ligada à independência de Portugal, em 1640.

“Toda a riqueza histórica e patrimonial de Vila Viçosa transformam esta terra num local de eleição, um lugar ímpar onde se pode sentir e viver a História. Este é o lugar das histórias da História”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Luís Caldeirinha Roma.

Ao impulsionar esta iniciativa – que, se pretende, marque a agenda cultural do Alentejo -, a autarquia calipolense quer “promover a excepcionalidade do património que detém, com o intuito de desenvolver e alicerçar a actividade turística, aproveitando o enorme potencial que Vila Viçosa pode oferecer”.

A gastronomia, o artesanato, as encenações de época, os espectáculos de malabares de fogo, os trovadores e jograis, os jogos medievais, entre muitas outras actividades, garantem uma experiência inesquecível a todos os que estão envolvidos na realização do evento, bem como a todos quantos visitem Vila Viçosa.

A Feira Medieval de Vila Viçosa surge igualmente integrada nas actividades promovidas no âmbito do projecto de “Rede de Cidades e Vilas Medievais – Agrupamento Europeu de Interesse Económico”, – projecto que reúne mais onze localidades espanholas e portuguesas – e conta com a arte de fazer sentir o mundo da Companhia de Teatro Viv’Arte.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *