Desporto, Santo Tirso

Rallye “Santo Thyrso conVida”

Uma super-especial noturna (a disputar nas ruas circundantes ao Mosteiro de S. Bento, no centro da cidade de Santo Tirso) é a grande novidade da edição deste ano do Rallye Santo Thyrso conVida que vai para a estrada nos dias 4 e 5 de Maio.

 

O rali foi apresentado ontem, no salão nobre da Câmara Municipal de Santo Tirso, em conferência de imprensa onde marcaram presença Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso (a principal patrocinadora do evento), Carlos Cruz, o Representante da Demoporto, Clube de Desportos Motorizados do Porto (organizadora) e, ainda, a “alma” deste rali, Armindo Araújo, o piloto tirsense que atualmente defende as cores da Mini Portugal no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

 

Autarcas, Representantes das Forças de Segurança (PSP, GNR e PM) e dos Bombeiros, e ainda vários Patrocinadores estiveram igualmente presentes na cerimónia.

 

Mesmo incluindo uma super-especial citadina noturna – a primeira etapa, cujo arranque está marcado para as 21h25 de sexta-feira, dia 4 de Maio – ficamos a saber que a edição 2012 do “Rallye Santo Thyrso conVida” vai ter medidas de segurança “reforçadas”. Castro Fernandes chamou a atenção para este facto e deixou a certeza de que os meios de emergência estarão operacionais. “Será um Rali com segurança máxima”, adiantou Castro Fernandes na apresentação deste importante evento automobilístico que integra o calendário do Campeonato Regional do Norte (prova extra).

 

Uma outra novidade deste ano é o facto do parque de assistência (e de abastecimento) ter ficado no Parque Urbano da Rabada, local aprazível e onde não faltará espaço para que as verificações técnicas dos carros se façam com rapidez e eficiência.

 

O Presidente da Câmara aproveitou ainda para anunciar que o rali “foi organizado sob forte contenção de despesas”, tendo contado com a imprescindível ajuda do “piloto de Santo Tirso” Armindo Araújo a quem “agradeceu a presença e a disponibilidade” para continuar a ser “a alma” deste rali. Mesmo sabendo que não faltarão locais interessantes para assistir ao rali (desde logo o Parque D. Maria II e os Jardins circundantes ao Mosteiro de S. Bento) o último apelo de Castro Fernandes foi dirigido ao público para que “saiba respeitar as regras de segurança e permaneça nas zonas reservadas à assistência”.

 

Armindo Araújo, o piloto oficial da WRC-Team-MINI PORTUGAL (e que acaba de conseguir, no México, o seu melhor resultado de sempre, um sétimo lugar) fez questão de lembrar que é sempre um prazer e uma honra colaborar no “rali da sua terra”, mostrando-se satisfeito com o desenho do percurso já que, segundo ele, para além de “mais equilibrado” está um pouco “mais arrojado para os pilotos”, mais “interessante para patrocinadores” e muito mais “espetacular para o público em geral”.

 

Carlos Cruz, o representante da Demoporto (organização) deu ainda conhecimento de que, no dia 5 de Maio, sábado, arranca a 2ª etapa (10h30) que será disputada em 4, 5 horas, contemplando seis provas de classificação, num total de 42 kms de troços de asfalto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *