Desporto

Argentino “explodiu” na abertura da Volta ao Alentejo

Jorge Montenegro venceu ao sprint a etapa inaugural da 30ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul em bicicleta, após quase 166 quilómetros percorridos entre Castelo de Vide e Redondo. O corredor argentino da equipa Louletano/Dunas Douradas, conseguiu alguma vantagem, a cerca de 150 metros da linha de meta, ficando na frente de Samuel Caldeira e José Gonçalves que ocuparam o segundo e terceiro lugares. Com este triunfo, Montenegro, de 28 anos e a alinhar pela primeira vez por uma equipa portuguesa, envergou a primeira Camisola Amarela Crédito Agrícola Costa Azul da edição comemorativa dos 30 anos da “Alentejana”.

 

Um grande pelotão

 

Alinharam à partida, em Castelo de Vide, 149 corredores em representação de 20 equipas. Para a história do dia deve-se contar a fuga de seis homens que escaparam ao grande grupo na passagem por Alter do Chão. Depois de muito tempo na condição de fugitivos e quando faltavam apenas 25 quilómetros para a chegada, o sexteto composto apenas por estrangeiros de equipas vindas de fora foi alcançado pelo pelotão onde se destacou o trabalho das formações da Efapel/Glassdrive e Carmim/Prio. Na passagem pela segunda montanha do dia, contagem de 3ª categoria, a cerca de 17 quilómetros da vila de Redondo, José Mendes da La/Antarte foi o primeiro a passar que lhe daria no fim a compensação de vestir de azul sendo actualmente o líder da classificação da montanha em igualdade pontual com o sul-africano Darren Lill do Team Bonitas. A entrada em Redondo foi feita em pelotão compacto e no empedrado do centro da vila foi Jorge Montenegro o homem que ainda antes de ultrapassar o risco de meta ergueu vitoriosamente os braços.

 

Etapa mais longa entre Portel e Santiago do Cacém

 

Hoje, sexta-feira corre-se a segunda etapa da 30ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul com a caravana a concentrar-se junto ao tribunal de Portel pelas 10h15. A partida vai acontecer uma hora depois sendo o percurso pontuado pelas metas volantes em Viana do Alentejo, Alcácer do Sal e Deixa-o- Resto. A passagem de montanha de terceira categoria já em Santiago do Cacém, a cerca de uma hora da chegada é outro ponto de interesse da tirada com 191, 3 quilómetros antes da chegada à avenida D. Nuno Álvares Pereira, no centro de Santiago prevista para as 16 horas.

 

A 30 ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul é uma organização conjunta da Lagos Sports e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Costa Azul, CA Seguros, ERT do Alentejo Litoral, RTP, Rádio Renascença, Kia, Delta, Shimano, Copigés, Powerbar, Dietsport, Fonte Viva e Instituto Geográfico do Exército e dos Municípios de Castelo de Vide, Redondo, Portel, Santiago do Cacém, Odemira, Ourique, Mértola e Grândola.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *