Felgueiras, Sociedade

Concurso de Espantalhos traz mais cor ao centro da cidade de Felgueiras

A Praça da República dá as boas vindas à primavera com um maior colorido, proporcionado pela presença de mais de quatro dezenas de espantalhos efetuados por várias instituições do concelho.

A mostra, patente até ao dia 01 de abril resulta dos trabalhos apresentados pelos participantes na III edição do Concurso de Espantalhos, este ano com o tema “Profissões Tradicionais”, promovida pela Câmara Municipal.

Agricultores, ardinas, sapateiros, bordadeiras, camponesas, carpinteiros, carteiros cesteiros, cozinheiros, engraxadores, estudantes, ferreiros, fotógrafos, jardineiros, mecânicos, moleiros, padeiros, peixeiros, pastores, tecedeiras, policia-sinaleiro, guarda-soleiro e treinador de futebol, são algumas das profissões representadas no jardim da Praça da República, numa mostra resultante de um concurso promovido pela autarquia, no qual participaram 45 instituições sem fins lucrativos públicas e privadas.

A vereadora da Cultura Carla Meireles sublinha os objetivos da iniciativa. “A ação visa recuperar e dinamizar uma tradição que se vai perdendo em Felgueiras, sensibilizar a comunidade local para o costume da feitura do espantalho, alertar para uma maior consciência ecológica, estimular a aptidão artística, a criatividade e o espírito crítico”.

A autarca menciona a importância da elaboração destes trabalhos em conjunto. “Estes trabalhos são desenvolvidos por grupos e a interação entre gerações é fundamental para o crescimento intelectual do ser humano. Implicitamente pretende-se, ainda, fomentar a relação entre diferentes gerações, em prol do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que se comemora”.

Refira-se que o júri vai avaliar os trabalhos hoje, 21 de março, e a decisão do juris será divulgada no site da Câmara Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *