Cultura, Lousã

FLiS!’ 12 – Festa do Livro e do Saber na Lousã

Decorre, de 23 a 25 de março, no Parque Municipal de Exposições da Lousã a FLiS!’ 12 – Festa do Livro e do Saber, organizada pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a comunidade educativa da Lousã, bem como empresas e entidades culturais locais.

 

O evento tem início na sexta-feira com as 12 horas Solidárias “FliS! e Solidário”,  uma iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas da Lousã, Escola Profissional da Lousã e Escola Secundária da Lousã, em que os alunos marcham pelas ruas da vila e recolhem verbas a favor da ARCIL – Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã.

 

Chegados ao Parque Municipal de Exposições, os alunos visitarão a feira e contactarão com os autores Ana Meireles e José António Franco, escritores premiados e reconhecidos pelo público.

 

Durante todo o evento estarão ainda presentes contadores de histórias e decorrerão atividades de teatro, música, gastronomia, entre outros.

 

Ainda na sexta-feira, pelas 21h, terá início uma nova edição da Festa da Caricatura onde estarão presentes os caricaturistas Pedro Manaças, Varella, Santiagu e ainda os Comissários da Festa, Zé Oliveira e Carlos Sêco, para caricaturarem os que se submeterem ao lápis dos artistas. O certame de humor gráfico, organizado em parceria com o Jornal Trevim e a FecoPortugal – Associação de Cartoonistas, contará ainda com o lançamento nacional do álbum de Pedro Manaças “Manegas, o Indignado” e com a apresentação do livro “Lousã: O regresso da Festa da Caricatura 2012”, cujas vendas revertem a favor da ARCIL.

 

Pela noite dentro, a Academia de Música da Lousã animará o Parque Municipal de Exposições, e o Cine-teatro envolve-se também na FLiS!’12, com a exibição de um filme baseado no primeiro romance da trilogia do blockbuster literário de Stieg Larsson – A Trilogia Millenium, um livro que já vendeu 65 milhões de cópias em 46 países.

 

No sábado, destaque para o encontro Shape the future with… Inclusion, das 9h às 18h, no Auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. Mas a tarde do Parque Municipal de Exposições será também animada pela Academia de Teatro Helen O’Grady, pela Escola Profissional da Lousã e pelo “Zé Carumas” – mascote da Escola da Floresta da Oficina de Segurança da Lousã.

 

À noite, terá lugar a Gala Final do Concurso de Leitura da Lousã, salpicada por momentos musicais. Este concurso de leitura em voz alta envolveu centenas de alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos das Escolas do Concelho e serão atribuídos prémios da Câmara Municipal da Lousã e da Rede de Bibliotecas Escolares.

 

No domingo, entre as 09h e as 17h, será realizada mais uma edição da Feira de Antiguidades, Velharias, Artesanato e Produtos Agrícolas Biológicos), na Praça Cândido dos Reis.

 

À tarde, o Coro Infantil da Lousã, da Academia de Bailado da Lousã abre a Festa do Livro e do Saber. De seguida, o Encontro de Escritores da Lousã promoverá dinâmicas e jogos, em ambiente descontraído, entre Ana Paula Job, Ana Rute Reis, Ana Souto, António Jorge Padilha Simões Lopes, Carlos Carranca, Carlos Seco, Maria Jesus Laranjeira, Mário Maia, Paulo Carvalho e Raphael Mesquita. A FLiS’12 encerra com uma intervenção do Grupo de Teatro Barraca Preta, prometendo mais cultura e solidariedade na Lousã.

 

O presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, refere que “este evento cultural integra uma estratégia global de promoção da cultura e do conhecimento, com vista ao desenvolvimento sustentado do Concelho.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *