Celorico de Basto, Cultura

IX Festa Internacional das Camélias encheu as ruas de Celorico de Basto

A IX Festa Internacional das Camélias embelezou Celorico de Basto no último fim de semana, atraindo milhares de visitantes para uma das festas mais coloridas do concelho numa antevisão da primavera que, desta vez, mudou de lugar e marcou presença em toda a zona envolvente à Quinta do Prado, com destaque para o Parque de Exposição e as Galerias.

 

“Foi um fim de semana cheio de cor, numa festa que juntou milhares de pessoas num recinto novo feito propositadamente para estas atividades e que abrilhantou o concelho” referiu o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, em jeito de conclusão no final da festa.

 

Com um programa bem recheado, a Festa Internacional das Camélias, organizada pela Qualidade de Basto, e pela Câmara Municipal, afirmou-se pela envolvência da população, que ano após ano faz questão de participar e mostrar a beleza das camélias, com destaque para a decoração das varandas. “Esta é uma festa que conta com a colaboração de associações, juntas de freguesia e instituições do concelho que, em uníssono, recriam obras de arte únicas com a camélia como pano de fundo. É bom ver que esta festa está cada vez mais enraizada e arrasta milhares de pessoas para o concelho”, concluiu o autarca.

 

A festa teve início na sexta feira com o “Desfile Temático das Camélias” protagonizado por cerca de quinhentas crianças dos Jardins de Infância e Centros Escolares do Concelho que animaram as principais ruas da vila de Celorico de Basto. À noite o destaque incidiu no concurso de fotografia “Celorico de Basto… Um jardim de Camélias” que contou com vinte e cinco fotografias apresentadas a concurso, sendo que o primeiro prémio foi atribuído a José Lopes.

 

No sábado, por sua vez, teve lugar a abertura oficial da Exposição/Concurso de Camélias que contou com vinte e cinco participantes que apresentaram a concurso inúmeras variedades de camélias, bem como arranjos florais artísticos elaborados com a flor anfitriã, tendo sido atribuidos os prémios de Melhor Lote de Flores.

 

Em relação aos arranjos florais artísticos, o primeiro prémio coube à Quinta da Devesa, o segundo a Sabores da Quinta e o terceiro à Casa do Campo.

Teve ainda lugar, durante o fim de semana, as actividades Muros de Camélias e Espantalhos Floridos elaborados por Escolas, Associações, Instituições Sociais e Juntas de Freguesia que resultaram em verdadeiras obras de arte sendo a camélia o elemento de destaque.

 

Os presentes na festa tiveram ainda a oportunidade de visitar o mercado de camélias, podendo adquirir as várias espécies de camélias, bem como produtos derivados desta flor.

 

A par destas actividades teve também lugar, durante a manhã de domingo, a visita a jardins de camélias do concelho, momento este que proporcionou a todos os interessados a oportunidade de apreciar a beleza e autenticidade destes jardins em que predominam as camélias talhadas.

 

Um fim de semana dedicado à flor camélia que foi ainda abrilhantado pelas actuações da Filandorra – Teatro do Nordeste, do Grupo de Cavaquinhos de Fermil e ainda pelo Clube de Música.com da Escola da Mota.

 

Paralelamente decorreram outras atividade organizadas por associações que se quiseram juntar à festa como a Caminhada das Camélias e o Tiro ao alvo das Camélias.

A IX Festa Internacional das Camélias voltou a ser um sucesso e está cada vez mais, “enraizada no concelho, e no país” fazendo já, obrigatoriamente, parte do cartaz cultural do concelho de Celorico de Basto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *