Cultura, Felgueiras, Sociedade

Felgueiras anuncia festival de Pão-de-Ló na Galiza

A Câmara Municipal de Felgueiras promoveu, na passada sexta-feira, dia 16, em Santiago de Compostela (Galiza), uma conferência de imprensa para anunciar da terceira edição do Festival de Pão-de-Ló, que se realiza dias 31 de março e 1 de abril (no fim de semana que antecede a Páscoa), evento anual que tem conhecido uma grande adesão de visitantes ao certame, e que, assim sendo, já se tornou um marco turístico importante do concelho.

Na conferência de imprensa, estiveram o presidente da autarquia felgueirense, Inácio Ribeiro, as vereadoras Carla Meireles e Dulce Vieira; o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), Melchior Moreira; e vários representantes das entidades parceiras.

Fizeram-se, também, representar alunos do curso de Turismo da Escola C+S de Lagares e membros do Rancho Folclórico de Airães.

Visivelmente satisfeito com a presença dos agentes promotores do festival, o edil felgueirense, Inácio Ribeiro realçou o aspeto económico do calçado e incentivou os galegos a visitar Felgueiras: “Somos imbatíveis na arte de bem receber. Temos promovido eventos que estão a ganhar cada vez mais visibilidade, porque os felgueirenses são um povo acolhedor e este festival tem demonstrado e consolidado isso.” O autarca sublinhou também o facto de o número de expositores estar a aumentar, tornando a feira mais variada, com maior oferta: “Estamos a alargar a participação de agentes, porque queremos ir de encontro aos gostos de todos”.

Melchior Moreira congratulou-se com a presença da embaixada de Felgueiras naquela região espanhola no esforço de levar bem longe o evento de Felgueiras.

O presidente da ERTPNP enalteceu: “Recebemos neste pólo de atracão turística um município de referência na promoção de turismo. Felgueiras é um exemplo a nível nacional e internacional. Cedo percebeu que o turismo é uma alavanca para a economia e tem progredido na promoção de produtos regionais. A sua participação também em feiras de calçado, como tem feito, é uma excelente ideia para aliar o turismo ao que produzimos em Portugal. Promover a industria é dar a conhecer o que fazemos, é dar a conhecer o concelho, é participar na projeção deste, numa lógica de desenvolver da região”.

Recorde-se que o Festival do Pão-de-Ló terá um programa muito preenchido, podendo-se apontar que, genericamente, muitos pontos artísticos e festivos, vários espetáculos musicais e de dança.

Estarão patentes inúmeros fabricantes de doçarias do país e da Galiza, bem como fornecedores de outras relacionadas iguarias.

As entidades organizadoras do festival são a Câmara Municipal de Felgueiras e a ACLEM – Empresa Municipal; os patrocinadores são a “Farinha Branca de Neve” e o “Café Delta”; e as entidades parceiras, a saber: Direção Regional de Cultura do Norte (SEC), Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS), Fundação Luso-Galaica, Confraria Gastronómico do Pão-de-Ló, Associação Empresaria de Felgueiras (AEF), Escola Profissional de Felgueiras (EPF), Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, Casa do Pão-de-Ló de Margaride (Leonor Rosa da Silva), Associação de Profissionais de Turismo de Portugal e o Instituto de Turismo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *