Cultura, Gondomar

Exposição “Geometria Sagrada” em Gondomar

“Geometria Sagrada”, de “Joma Sipe”, é a exposição que de 17 de março a 15 de abril está patente no Auditório Municipal de Gondomar. Como a própria designação do evento deixa transparecer, trata-se de uma exposição de trabalhos marcadamente inspirados em formas geométricas.

A inauguração da exposição, além dos muitos trabalhos apresentados, contou ainda com uma breve declamação de poemas – também da autoria de “Joma Sipe”. Este é o nome artístico de João Silva Pereira – que nasceu, no Porto em agosto de 1974. Começou a interessar-se pela arte ainda muito jovem. Além da pintura, também a poesia marca a componente artística de “Joma Sipe”.

Os trabalhos patentes no Auditório Municipal de Gondomar inspiram-se no Movimento Simbolista de finais do Século XIX. Linhas e formas geométricas, em contrastes de dourado e prata com um fundo preto, proporcionam a hipótese de se ficar a conhecer um tipo de trabalhos que, até esta altura, ainda será praticamente desconhecido do público gondomarense.

Sobre “Geometria Sagrada”, o artista realça “não ser fácil a explicação para os desenhos formados no espelho preto”. As obras apresentadas tratar-se-ão, como explica João Silva Pereira, de “imagens do Ser Interno de cada um – que, ao desenhar tais formas, se expande”.

O autor começou a expor individualmente em 2003. Depois, de forma constante, tem vindo a apresentar os seus trabalhos um pouco por todo o país – com especial atenção para a zona norte.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *