Cultura, Mangualde

A festa da leitura andou pelas ruas de Mangualde

A leitura voltou a andar pelas ruas de Mangualde de 5 a 9 de março. A «Semana da Leitura» andou pelas escolas, bibliotecas, livrarias, cafés, montras… e, por todo o lado, a autarquia mangualdense assinalou a importância que a leitura tem nas nossas vidas. A iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal de Mangualde e pelas Bibliotecas escolares, envolveu professores, alunos, técnicos de biblioteca e a comunidade em geral.

 

Durante toda a semana foi possível assistir a diversas iniciativas. No dia 5 de março, ao primeiro tempo da manhã, em todas as salas de aula do agrupamento de escolas realizou-se a iniciativa «Todos a Ler». No mesmo dia, na Câmara Municipal, com o edil, João Azevedo, um grupo de alunos deu início às «Leitura em movimento», que depois continuou em vários locais da cidade. Os pais, encarregados de educação e diversas personalidades locais foram chamados às escolas para partilhar leituras, o comércio foi convidado a decorar as suas monstras com livros, promoveram-se concursos, exposições e feiras, em volta dos livros. Na rádio Voz de Mangualde fizeram-se leituras e nas escolas prepararam-se dramatizações de textos e de contos: “Partilhar Leituras”, “Montras de Livros”, “Feira do Livro Usado”, “Leituras na Rádio”, “Dramatizações”, “Concursos”, “Exposições” (marcadores de livros e trabalhos alusivos ao livro realizados pelos alunos), “Workshop de Teatro” e “Ações de Formação” foram algumas das iniciativas dinamizadas ao longo da semana.

 

E foi num serão animado que terminou a festa da leitura. No dia 9, a Biblioteca Municipal acolheu o espetáculo “À roda dos livros”, um espetáculo que reuniu peças de teatro de várias turmas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *