Alcoutim, Sociedade

Autarquia de Alcoutim promove reciclagem de óleos alimentares

Já arrancou em Alcoutim o projeto de recolha dos óleos alimentares usados (OAU). A iniciativa nasceu de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Alcoutim e as empresas Reciclimpa e Oleão Sul, no âmbito do qual foram colocados oito oleões no concelho.

Os oitos oleões colocados no concelho foram distribuídos da seguinte forma: Alcoutim (2), Martim Longo (2), Pereiro (1), Giões (1), Vaqueiros (1) e Pessegueiro (1).

De acordo com o protocolo, as empresas referidas, que já disponibilizaram os oleões, são responsáveis pela recolha seletiva e encaminhamento dos OAU para reciclagem ou reutilização. Pela sua parte, a autarquia irá dinamizar e promover campanhas de educação e sensibilização ambiental, que visem orientar os diversos segmentos da população concelhia, para uma correta e eficaz recolha de óleos alimentares usados.

Com este projeto, a autarquia de Alcoutim quer contribuir para a valorização energética dos OAU, minimizando os graves impactos ambientais deste tipo de resíduos. Quando são despejados diretamente na rede pública de esgotos, os OAU provocam corrosão e entupimentos nas canalizações. O seu reaproveitamento pode servir para a produção de biodiesel, sabão, velas, massa consistente lubrificante, detergentes e graxas. Podem ainda ser usados para favorecer a produção de energia térmica e elétrica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *