Sociedade, Trofa

Dia da Mulher festejado na Trofa com descontos no comércio local e reflexão sobre o papel da mulher no século XXI

Com a intenção de mobilizar a comunidade Trofense para a reflexão sobre a realidade do que é ser mulher, hoje, em Portugal, a Câmara Municipal da Trofa comemorou, no passado dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher 2012 com a realização de uma Tertúlia e com a dinamização de uma campanha de descontos no comércio local.

 

O objetivo central destas comemorações passou assim, pela valorização do trabalho e do relevante papel social da mulher na sociedade portuguesa com a presença na Tertúlia de várias mulheres que deixaram o seu testemunho pessoal e profissional, como Berta Sousa, médica e investigadora na área do cancro da mama, Joana Lima, Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Maria José Gamboa, ex-deputada, Mariza Reis, empresária e ainda Liliana Moreira, psicóloga e moderadora da conversa, que teve lugar no auditório da Escola Secundária da Trofa.

 

A Tertúlia que decorreu em ambiente de diálogo permanente com a plateia, contou com a participação ativa de muitos Trofenses que marcaram presença na sessão, como foi o caso do Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Magalhães Moreira.

 

No final da conversa foram várias as conclusões adiantadas, nomeadamente que, “são necessárias políticas inovadoras e incentivos ao desenvolvimento de experiências que mostrem, de forma pedagógica, estratégias e caminhos concretos a seguir às mulheres portuguesas” como referiu a Autarca Trofense, Joana Lima.

 

A Presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda na passada quinta-feira para “relembrar que esta iniciativa foi pensada para prestar tributo ao papel desempenhado pelas mulheres na sociedade portuguesa neste século XXI, uma homenagem que pretende ser um alerta para a necessidade de se conferir maior visibilidade ao trabalho por elas desenvolvido, o qual, sendo quase sempre notável, permanece muitas vezes desconhecido”.

 

Paralelamente e porque o dia foi dedicado a todas as mulheres do Concelho, a Câmara Municipal da Trofa desafiou os lojistas locais a, neste dia 8 de março, praticarem 20% de desconto, nas compras que todas as mulheres efetuaram nesse dia nos estabelecimentos comerciais aderentes.

 

Os 65 estabelecimentos aderentes a esta iniciativa estiveram devidamente identificadas com um dístico identificativo e um cartaz alusivo a esta iniciativa.

 

A Câmara Municipal da Trofa dedicou, desta forma, o dia 8 de março a todas as mulheres mimando-as com a possibilidades de obterem descontos no comércio tradicional ao efetuarem as suas compras, e convidando-as também a participar numa animada Tertúlia de reflexão e diálogo informal, sobre o papel da mulher no mundo atual.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *