Celorico de Basto, Cultura, Sociedade

Camélias em destaque em Celorico de Basto

É já no próximo fim de semana, dias 16, 17 e 18 de março, que Celorico de Basto recebe mais uma edição da Festa Internacional das Camélias.

Este certame, que se realiza pelo nono ano consecutivo, é inteiramente dedicado à flor camélia sendo o programa constituído por várias iniciativas direcionadas para o tema.

No primeiro dia de festa, dia 16 de março, terá lugar um Desfile Temático de Camélias, protagonizado por crianças das escolas do concelho (cerca de quinhentos participantes), que se vestem a rigor para anunciar e dar início à Festa das Camélias. Também os Espantalhos Floridos vão colorir e animar a Vila de Celorico de Basto, sendo estes produzidos por escolas, utentes de Instituições Sociais do concelho e do projeto Celorico a Mexer.

Ainda neste primeiro dia terá lugar a inauguração da Exposição de Fotografia Celorico de Basto… Um Jardim de Camélias, exposição esta resultante do Concurso de Fotografia em que serão apresentadas as várias fotografias de camélias e/ou jardins de camélias do concelho sujeitas a concurso.

No sábado, por sua vez, terá lugar a Exposição/Concurso de Camélias, que conta com 25 participantes que vão expor as mais belas camélias, sendo premiadas sete categorias de camélias e ainda os três melhores arranjos florais artísticos.

Vai também realizar-se o Mercado de Camélias no qual se podem adquirir exemplares de camélias, desde as mais comuns às mais raras, bem como alguns produtos derivados da flor anfitriã.

O dia de sábado será ainda animado pela Filandorra – Teatro do Nordeste com Camélias e Poesia (pequenos recitais nos jardins) e com a Noite de Teatro no Jardim da Quinta do Prado, em que sobe ao palco a peça Esganarelo, de Moliére.

No domingo, dia 18 de março, terá lugar a visita a Jardins de Camélias do concelho, proporcionando a todos os interessados a oportunidade de apreciar a beleza destes jardins que se afirmam pela topiária adotada.

Durante o dia, entre as 10h e as 19h, estarão abertas ao público a Exposição, Mercado e Muros de Camélias.

Um fim de semana dedicado às camélias que será ainda marcado pelo colorido das varandas da vila de Celorico de Basto, que serão devidamente enfeitadas pelos moradores que assim se associam a este evento.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *