Cultura, Odivelas

Mês da Poesia em Odivelas

De 13 a 30 de março, a Câmara Municipal de Odivelas leva a cabo as comemorações do Mês da Poesia com diversas iniciativas, na Biblioteca D. Dinis.

 

Nos dias 13, 14 e 15 de março, às 15h00, tem lugar o espetáculo “100 Anos de Poesia”, uma performance da autoria e interpretação de alguns elementos da equipa da Biblioteca Municipal D. Dinis que tem como público-alvo as escolas secundárias. No dia 16 de março esta performance terá lugar às 21 horas e destina-se ao público em geral e ensino recorrente.

Com duração de cerca de uma hora, pretende-se com esta dinamização retratar um século, o séc. XX, por décadas, a nível cultural e social, através de uma seleção de textos de autores / poetas portugueses, lidos e cantados com sonoridades correspondentes a cada época específica. Com o objetivo de promover o livro e a leitura numa abordagem divertida e descontraída, este trabalho foi pensado para jovens do ensino secundário.

 

Já nos dias 17 e 27 de abril às 14h30 (para escolas 1º Ciclo) e às 21h00 (para Pais e Filhos), respectivamente realiza-se a Mala Poética. Era uma vez uma mala… que dizem ser poética… Dela surgem as coisas mais impossíveis: hipopótamos às bolinhas, afia lápis com dentes, um livro velho e bolinhas de sabão. As guardiãs dessa mala são criaturas nunca vistas no reino da fantasia… um pouco amalucadas adoram a poesia, as histórias, as cores, a música… quem as ouve, viaja pelo mundo dos livros para lá da terra do nunca…

 

A Noite da Poesia, no dia 20 de Abril, às 21h00, é uma noite especial, para crianças e adultos que são convidados a descobrir os verdadeiros segredos de uma biblioteca. A visita é feita por um antigo bibliotecário muito estranho que começa por explicar que esta é uma biblioteca diferente de todas as outras… nesta, e só nesta, os livros e as personagens não dormem… porque assim que cai a noite a magia acontece … criaturas, personagens infantis e poetas tecem palavras e declamam poesia.

 

De 13 a 30 de março, tem lugar a Mostra de Livros de Poesia, uma parceria com a Bertrand Livreiros.

 

A 21 de Março, às 11h00, está prevista uma Largada de Balões Poéticos, com cerca de 500 balões com poemas diversos, originais ou não, serão largados por crianças do 1º. Ciclo de escolas do concelho. Cada poema será ilustrado por cada criança formando um mural à volta da Biblioteca

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *