Sociedade, Vagos

Edifício da Câmara Municipal de Vagos “apaga-se” a 31 de março de 2012

No próximo dia 31 de março de 2012, sábado, o edifício da Câmara de Vagos irá “apagar-se” durante uma hora, entre as 20h30 e 21h30, numa iniciativa designada a “Hora do Planeta”.

A iniciativa, que parte da organização global de conservação de natureza WWF – Hora do Planeta, pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as suas luzes por uma hora no sábado, 31 de março de 2012, às 20:30 para mostrar o seu apoio à ação ambientalmente sustentável. Adira à iniciativa e desligue as suas luzes durante as 20h30 e 31h30, no dia 31 de março.

 

O evento começou em Sidney, em 2007, quando 2 milhões de pessoas desligaram as luzes e  transformou-se num forte movimento global, envolvendo 5.251 cidades, 1,8 mil milhões de pessoas em 135 países em todos os sete continentes no ano passado.

Este ano surgiu uma nova campanha associada, a campanha “I Will If You Will – Eu farei se tu fizeres”, uma plataforma digital criada pela agência de publicidade global Leo Burnett. É o resultado de uma colaboração com o YouTube, unindo a maior plataforma social de vídeo do mundo e a ‘maior ação mundial para o ambiente’. A campanha nova da Hora do Planeta “Eu farei se tu fizeres” usa a plataforma de vídeo YouTube www.youtube.com/earthhour para incentivar as pessoas a partilhar um desafio pessoal com o mundo, perguntando: “O que está disposto a fazer para salvar o planeta? O conceito “Eu farei se tu fizeres” fornece um contrato social entre duas partes, ligando uma pessoa, empresa ou organização a uma promessa e seus amigos, familiares, clientes ou membros a um desafio, unindo-os em torno do objetivo comum de criar um resultado positivo para o ambiente. A plataforma “YouTube Hora do Planeta” hospeda uma biblioteca global de desafios “Eu farei se tu fizeres” e encoraja as pessoas a partilhar o seu “desafio” publicamente através do Facebook, Twitter, Google+ e e-mail. Os amigos podem ser convidados a participar e aceitar cada desafio usando estas redes sociais.

Em Portugal, 19 municípios, onde se inclui a capital Lisboa, já aderiram à Hora do Planeta 2012, juntando-se, assim, à WWF e a milhões de pessoas, empresas e governos que em todo o mundo dão um grito de alerta contra o aquecimento global e procuram um modo de vida mais sustentável.

Na noite de 31 de março, entre as 20H30 e as 21H30, os monumentos mais emblemáticos de cada uma destas cidades portuguesas celebrarão a Hora do Planeta juntando-se a ícones de todo o mundo, símbolos de esperança, paz, diligência humana e maravilha natural ao serviço de uma causa que procura alertar para o facto de que todos temos o poder de mudar o mundo em que vivemos.

O Cristo Rei, os Paços do Município em Lisboa, a Torre de Belém, o Castelo de Pinhel, o Santuário dos Remédios em Lamego, o Mosteiro do Landim em Vila Nova de Famalicão, o Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo, são alguns dos monumentos nacionais que ficarão apenas iluminados pela luz das estrelas na noite de 31 de março;

No contexto da plataforma “Eu farei se tu fizeres” as cidades portuguesas comprometem-se com ações positivas pelo ambiente, se os seus munícipes desligarem as luzes na noite de 31 de março na Hora do Planeta.

 

A rede da WWF/Hora do Planeta incentiva, desta forma simbólica, cidadãos e comunidades a tomarem as rédeas do seu destino e da proteção da sua única casa, o Planeta Terra, tornando-se uma voz poderosa junto dos seus líderes locais; para além do desligar simbólico das luzes durante a Hora do Planeta, a WWF apela ao envolvimento nas diferentes redes sociais: Facebook da WWF Portugal (www.facebook.com/pages/WWF-Portugal/108860513111), Facebook da WWF Internacional (www.facebook.com/earthhour) e Twitter (www.twitter.com/earthhour) partilhando experiências de vida sustentável.

WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação, com quase cinco milhões de adeptos e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela preservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso dos recursos naturais renováveis seja sustentável, e promovendo a redução da poluição e do desperdício.

 

Para mais informações:

Ângela Morgado, WWF Mediterrâneo (Portugal), Tel: + 351 91 842 88 29 amorgado@wwf.panda.org  – www.wwf.pt

http://www.youtube.com/earthhour

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. (Adira à iniciativa e desligue as suas luzes durante as 20h30 e 31h30, no dia 31 de março) ALGUEM ME PODE AJUDAR A DESCODIFICR ESTA FR Z

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *