Portimão, Sociedade

Portimão recupera tradições pascais

Este ano, as celebrações pascais vão ser marcadas em Portimão pela recuperação de tradições que constituíam momentos altos das celebrações religiosas da cidade.

 

O programa litúrgico, promovido pela Paróquia de Nª Srª da Conceição, arranca a 18 de Março, quarto domingo de Quaresma, com a Procissão de Nosso Senhor Jesus dos Passos, que regressa às ruas de Portimão após três décadas de interregno.

 

A solenidade tem início às 16h00 com a Eucaristia, seguida da procissão em que a imagem do Nosso Senhor dos Passos saí da Igreja Matriz com o andor de S. João, ao encontro da imagem da Nossa Senhora das Dores, saída da Igreja do Colégio, para evocar em plena Alameda da Praça da República o encontro de Jesus, a caminho do Calvário, com a Sua Mãe, através do tradicionalmente chamado “Sermão do Encontro”.

 

Numa caminhada de carácter penitencial preparatória da Semana Santa, a Via Sacra ao vivo terá lugar na noite de 30 de março, a partir das 22h00, representada pelo Agrupamento 159 – Portimão do Corpo Nacional de Escutas, percorrendo algumas artérias do centro da cidade.

 

No dia 1 de abril, realiza-se a habitual Procissão do Domingo de Ramos, que parte da Igreja do Colégio às 10h30 e percorre diversas artérias de Portimão, seguindo-se uma hora depois a Eucaristia na Igreja Matriz, com a tradicional bênção dos ramos.

 

Um dos momentos altos da vivência da Semana Santa será a Procissão do Enterro do Senhor, na noite de sexta-feira, 6 de abril, a partir das 21h00. Após décadas de ausência, esta manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo volta a trazer às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, as matracas e todo o ambiente solene que a tornam única.

 

As festividades culminam no Domingo de Páscoa, 8 de abril, com a tradicional Procissão Real da Ressurreição de Jesus Cristo, que parte da Matriz às 10hh00 e percorre as principais artérias do centro de Portimão, engalanadas para o efeito, com as mais ricas colchas nas janelas e varandas, animada pelos sons da banda filarmónica, enquanto os fieis empunham tochas de flores em sinal da ressurreição do Senhor.

 

Segue-se às 11h30 a Missa Solene de Domingo de Páscoa, na Igreja Matriz, que contará com a participação dos alunos do Conservatório de Música de Portimão.

 

De sublinhar que Portimão será este ano cidade anfitriã da Jornada Diocesana da Juventude, que juntará nos dias 30 e 31 de março cerca de 400 jovens algarvios, em ambiente de preparação para a Páscoa.

 

O encontro termina no dia 31 com a Eucaristia marcada para as 11h00 na Igreja Matriz e presidida pelo Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas, realizando-se às 14h30 no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Portimão a festa de encerramento desta Jornada Diocesana da Juventude.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *