Palmela, Sociedade

Palmela assinala datas comemorativas com actividades para toda a família

A Câmara Municipal de Palmela promove, entre 18 e 28 de Março, um conjunto de acções que têm como objectivo assinalar o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Água. O programa tem início com a Caminhada “Serra do Louro: Marcas De Água”, dirigida à população em geral, que levará os participantes a conhecer bosques, nascentes, ribeiras, lavadouros e chafarizes, num percurso que terá lugar entre Palmela, Serra do Louro e Vale dos Barris, no dia 18. Inscrição gratuita obrigatória até 16 de Março através dos contactos 212336636 ou desporto@cm-palmela.pt.

Mantém-se o trabalho de plantação de árvores em espaço público, que a Autarquia tem vindo a realizar com a participação de diversas empresas, cidadãos e associações de moradores e que, entre 18 e 28 de Março, contará com o apoio de empresas do concelho, através do apadrinhamento e oferta de vários exemplares. Destaque para a plantação de árvores oferecidas pela Autoeuropa na Alameda 25 de Abril, em Palmela, no dia 21 de Março, às 15h30.

Para a comunidade educativa, a proposta vai para uma “Hora do Conto” alusiva aos temas, nas Bibliotecas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo – com a adaptação e dramatização do conto “A Árvore das Patacas”, de Luísa Ducla Soares, dirigida aos alunos do Ensino Básico e Pré-Escolar – e para o Peddy-paper sobre a Água e a Floresta, que levará um conjunto de alunos do projecto “Poça, Pocinha, Poceirão” num percurso de descoberta através de ribeiras, serras e moinhos, no Parque Natural da Arrábida.

No dia 28 de Março, a encerrar o programa, a visita “(Per)Cursos de Água, Lavadouros e Lavadeiras” permitirá descobrir importantes elementos da arquitectura da água no Centro Histórico de Palmela, terminando no Lavadouro de Sant’Ana com a apresentação das “Trouxas de Sant’Ana”, o novo doce local elaborado pela Confraria Gastronómica de Palmela. Inscrição gratuita através dos contactos 212336640 ou patrimonio.cultural@cm-palmela.pt (partida junto ao Centro de Recursos para a Juventude de Palmela).

A Floresta e a Água, celebradas internacionalmente em datas consecutivas (21 e 22 de Março), constituem dois factores de sustentabilidade numa estreita relação de interdependência. Além da importância enquanto suporte de biodiversidade e da capacidade de sequestro de carbono, a Floresta desempenha um papel determinante na regulação do ciclo da água, dela dependendo para a sua sustentação. Reconhecendo que a gestão adequada da Floresta e da Água podem contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável e que os cidadãos têm um papel preponderante na construção de um município mais saudável, o Município apela à participação na partilha de experiências, de conhecimentos e memórias, dinamizando e enriquecendo o conjunto de actividades previstas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *