Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Limpar Portugal” em preparação na Póvoa de Lanhoso

A próxima reunião de preparação do “Limpar Portugal” na Póvoa de Lanhoso está marcada para o próximo dia 14 de março, quarta-feira, pelas 19h00, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. Recorde-se que o Município da Póvoa de Lanhoso associa-se a este projeto tal como aconteceu em 2010.

 

No dia 1 de março, realizou-se a primeira reunião com vista a preparar a participação Povoense. No âmbito deste encontro preparatório, foram identificados sete locais para intervenção no dia 24 de março, tendo sido solicitado o envolvimento dos/as presentes para identificação de outros espaços. Os participantes foram ainda informados da logística envolvida e das parcerias já firmadas com entidades do concelho que também se vão associar a este evento, quer através do fornecimento de material quer através de voluntários/as.

 

A Campanha “Limpar Portugal”, que integra, este ano, a campanha mundial “World CleanUp 2012”, consiste numa mega operação de limpeza realizada a nível nacional, através da mobilização de voluntários/as, num verdadeiro exercício de cidadania e intervenção ambiental. Para tal, são organizadas equipas locais de voluntários/as que participam na identificação e limpeza de espaços comuns (florestas, zonas rurais, bermas de estradas e caminhos, de entre outros) alvo de deposição ilegal de resíduos.

 

Esta Campanha está marcada para o dia 24 de março. Para além da remoção dos resíduos indevidamente depositados nos espaços naturais, esta iniciativa visa ainda promover a educação ambiental e a reflexão sobre a problemática dos resíduos, do desperdício e do crescimento sustentável, promovendo ainda a participação pública e a cidadania.

 

Como participar.

Existem diversas formas de apoiar o Projeto “Limpar Portugal”: em termos individuais, oferecendo-se como voluntário/a para, no dia 24 de março, “pôr mãos à obra”; ou em termos coletivos, em que as entidades/empresas também poderão colaborar, cedendo meios humanos, materiais ou serviços  (nunca através de donativos monetários).

 

Todos/as os/as voluntários/as serão abrangidos/as por um seguro de responsabilidade civil, sendo que, para tal, terão que preencher obrigatoriamente a ficha de voluntário/a.

 

Esta ação de caráter nacional é promovida pela Associação Mãos à Obra – AMO Portugal (http://www.amoportugal.org).

 

Para mais informações sobre a Campanha Limpar Portugal 2012 no concelho da Póvoa de Lanhoso, contactar o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos ou o Gabinete Técnico Florestal (telefone: 253 632 790; e-mail: centro.ambiental@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou gtf@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).

 

Ficha de voluntário/a disponível aqui.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *