Ansião, Sociedade

Caminho de Santiago motiva percurso pedestre e tertúlia, em Ansião

O caminho de Santiago atravessa o concelho de Ansião, de Sul para Norte, e propomos que, no sábado 17 de março, venha conhecer uma parte desse percurso, mais precisamente entre a localidade de Venda do Negro, na freguesia de Pousaflores, e Ansião, a vila sede de concelho. Um percurso de 7,1 quilómetros que atravessa algumas povoações, locais muito bonitos e que de alguma forma demonstram o tipo de ambiência que os milhares de peregrinos de Santiago sentem na sua caminhada.

Esta caminhada é gratuita mas pressupõe uma inscrição prévia, no balcão do Posto de Turismo de Ansião, à entrada do edifício dos Paços do Município ou do Complexo Monumental de Santiago da Guarda, pelos telefones 236 670 206 ou 236 672 205 ou ainda, pelo endereço de mail turismo@cm-ansiao.pt.

O ponto de encontro é no estaleiro da câmara municipal de Ansião, às 14h30, seguindo-se a deslocação de autocarro até à Venda do Negro.

Depois da caminhada, os participantes são ainda convidados a participar numa tertúlia, no auditório municipal, com os temas O Caminho de Santiago ao longo da história, O Caminho de Santiago em Ansião e O peregrino do Século XXI.

O Caminho de Santiago é uma rota ancestral de peregrinação que, vinda de toda a Europa, leva o peregrino até ao túmulo do apóstolo S. Tiago, na cidade galega de Santiago de Compostela. Pela sua importância na construção de uma cultura europeia, o Conselho da Europa declarou em 1987 o Caminho de Santiago como Primeiro Itinerário Cultural Europeu.

 

A organização desta tarde dedicada ao Caminho de Santiago é da associação de peregrinos Via Lusitana e do município de Ansião.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. Exmos Senhores, adquiri um terreno perto de Santiago da Guarda e após isso interessei-me um pouco por este “caminho se Santiago”. Será possível obter mais dados sobre o mesmo, já que na internet não consigo obter?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *