Ansião, Sociedade

Caminho de Santiago motiva percurso pedestre e tertúlia, em Ansião

O caminho de Santiago atravessa o concelho de Ansião, de Sul para Norte, e propomos que, no sábado 17 de março, venha conhecer uma parte desse percurso, mais precisamente entre a localidade de Venda do Negro, na freguesia de Pousaflores, e Ansião, a vila sede de concelho. Um percurso de 7,1 quilómetros que atravessa algumas povoações, locais muito bonitos e que de alguma forma demonstram o tipo de ambiência que os milhares de peregrinos de Santiago sentem na sua caminhada.

Esta caminhada é gratuita mas pressupõe uma inscrição prévia, no balcão do Posto de Turismo de Ansião, à entrada do edifício dos Paços do Município ou do Complexo Monumental de Santiago da Guarda, pelos telefones 236 670 206 ou 236 672 205 ou ainda, pelo endereço de mail [email protected].

O ponto de encontro é no estaleiro da câmara municipal de Ansião, às 14h30, seguindo-se a deslocação de autocarro até à Venda do Negro.

Depois da caminhada, os participantes são ainda convidados a participar numa tertúlia, no auditório municipal, com os temas O Caminho de Santiago ao longo da história, O Caminho de Santiago em Ansião e O peregrino do Século XXI.

O Caminho de Santiago é uma rota ancestral de peregrinação que, vinda de toda a Europa, leva o peregrino até ao túmulo do apóstolo S. Tiago, na cidade galega de Santiago de Compostela. Pela sua importância na construção de uma cultura europeia, o Conselho da Europa declarou em 1987 o Caminho de Santiago como Primeiro Itinerário Cultural Europeu.

 

A organização desta tarde dedicada ao Caminho de Santiago é da associação de peregrinos Via Lusitana e do município de Ansião.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. Exmos Senhores, adquiri um terreno perto de Santiago da Guarda e após isso interessei-me um pouco por este “caminho se Santiago”. Será possível obter mais dados sobre o mesmo, já que na internet não consigo obter?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *